Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Em Suzano, Saúde prorroga campanha de vacinação contra a poliomielite

Imunização segue até o fim do mês em todos os 24 postos de Suzano; até o último levantamento, 4.791 crianças já receberam a dose
Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou até o dia 29 de junho o período da Campanha Nacional de Multivacinação e Contra a Poliomielite na cidade. A imunização está sendo realizada desde o dia 27 de maio em 23 postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII, de segunda a sábado, das 8 às 18 horas, e já promoveu a aplicação em 4.791 crianças de zero a 4 anos – faixa etária que integra o público-alvo da vacinação.

A prorrogação atende a uma recomendação do Ministério da Saúde e tem como objetivo estender o prazo para aumentar a abrangência da vacina que visa prevenir a paralisia infantil, além de ampliar o tempo para pais e responsáveis atualizarem as cadernetas das crianças. O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde disponibilizou 16 mil doses do imunizante contra a pólio para aplicação.

Para garantir a dose, o responsável precisa comparecer com a criança para ser vacinada em uma das 12 UBSs ou em uma das 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) espalhadas pela cidade e apresentar documento de identidade, carteira de vacinação e cartão SUS da pessoa a ser vacinada. Além de aplicar a vacina contra a pólio, as equipes também realizarão uma análise das cadernetas e atualizarão as doses que forem necessárias.

Os trabalhos visam conter o risco da contaminação pelo poliovírus, manter o país livre da doença, oportunizar o acesso às vacinas, reduzir os bolsões de não vacinados e aumentar a cobertura vacinal. Por conta disso, a campanha ocorre em escala nacional.

O secretário Diego Ferreira destacou que a extensão do prazo de vacinação possibilita que os pais que ainda não levaram os filhos para vacinar, aproveitem a ampliação para garantir a administração da dose.

“É uma oportunidade para quem não conseguiu ir a um posto de saúde, por falta de tempo ou compromissos pessoais. A mobilização acontece no Brasil inteiro e aqui em Suzano queremos atingir o máximo possível de crianças para manter a pólio erradicada”, afirmou o chefe da pasta.

As doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde e estão armazenadas na Central da Rede de Frio Municipal da Prefeitura de Suzano, sendo distribuídas gradativamente às UBSs e USFs. A lista completa de postos pode ser acessada por meio do link //bit.ly/EnderecosUBS. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria Municipal de Saúde no telefone (11) 4745-2077 ou na sede da pasta, que fica no Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na rua Paulo Portela, 210, na região central.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade