Na última segunda-feira (10), o IGATS (Instituto de Gestão, Administração e Treinamento em Saúde) completou quatro meses à frente do PA (Pronto-Atendimento) Irio Taino, de Biritiba Mirim, com um trabalho dedicado a “arrumar a casa”, segundo o gestor do contrato, Daniel Ramos. Mesmo em pouco tempo, a OSS (Organização Social de Saúde) já tem conseguido colher frutos positivos, como reduzir o tempo médio dos atendimentos para 25 minutos.
Localizado no Jardim Takebe, o PA é o principal equipamento de saúde da cidade, funcionando 24h por dia no atendimento à urgência e emergência para todas as idades, além de também realizar exames.
De acordo com Daniel, para alcançar esses resultados, foram necessárias medidas em diversas áreas, voltadas tanto aos pacientes, quanto à equipe: “Nosso intuito é ajudar cada vez mais o prefeito Inho Taino (PL) a arrumar a casa. Estamos implantando vários protocolos para todo tipo de atendimento de urgência e emergência, juntamente à equipe médica. Desenvolvemos um passo-a-passo para atender mais rapidamente e de uma melhor forma a todos que chegarem na nossa unidade.”
O diferencial do trabalho tem sido o respeito às especificidades do serviço, como por exemplo a contratação de um médico a mais para atender às segundas-feiras, quando a média de atendimentos é de 200 pessoas, de 20% a 30% maior que a de um final de semana.
A atenção aos detalhes também se dá em relação às necessidades dos mais de 100 colaboradores que trabalham no local, alimentando assim um ciclo virtuoso, deixando a equipe bem capacitada e satisfeita para melhor atender à população. Como no último mês, quando foram adquiridos novos uniformes e crachás, além de um novo “cantinho” de descanso para os profissionais, para que eles possam exercer esse direito com maior conforto.
Para contribuir também com a eficácia, o IGATS tem investido em comunicação visual, não só deixando o ambiente mais agradável, mas também facilitando a identificação de cada sala ou consultório. Daniel conta que os planos da OSS são de modificar toda a estrutura, colocar imagens de pontos importantes da cidade nas paredes, para gerar também mais identificação com o público.
Para o futuro, Daniel projeta ainda mais melhorias para o local, juntamente à administração municipal. “Existe um plano do governo de fazer uma reforma na estrutura, então muito em breve teremos algumas surpresas. Muita coisa vai melhorar”, revelou.