O protetor animal e veterinário Edson Rodrigues (PODE), o Dr. Edson da Paiol, descreveu como “inacreditável e insano” o cenário encontrado em uma residência de Arujá onde 72 cães foram resgatados em condições de maus-tratos. A ação ocorreu na quinta-feira (27) após uma série denúncias recebidas pela equipe de proteção animal liderada por ele, que acionou a Polícia Militar ao confirmar indícios de crime no local.
Segundo Dr. Edson da Paiol, as denúncias apontavam para um canil clandestino operado por uma mulher que comercializava filhotes: “Quando fomos verificar, encontramos nove cães machos na porta da frente. Não imaginávamos que havia muito mais no fundo. Quando ela abriu a porta, foi algo inacreditável e insano. Havia mais de 60 fêmeas em três cômodos, todas em situação insalubre. Algumas amamentando, outras debilitadas. Um cão estava convulsionando dentro do banheiro. Era evidente que se tratava de crime.”
Dr. Edson da Paiol acionou imediatamente a PM, que constatou os maus-tratos. A Polícia Civil e a perícia também foram chamadas para registrar o caso. Durante o atendimento da ocorrência, um dos responsáveis chegou ao imóvel, negou a situação de maus-tratos e desacatou um policial militar, recebendo voz de prisão.
Ao todo, 72 cães e uma tartaruga foram retirados do imóvel. A PM registrou a ocorrência como abuso de animais e desacato. Os responsáveis foram levados à Delegacia de Arujá e permaneceram à disposição da Justiça.
Os animais agora estão sob tutela da equipe do Dr. Edson da Paiol. “Estamos aguardando a liberação judicial ou a doação formal dos antigos donos para iniciar o processo de castração, vacinação e microchipagem. Só depois disso faremos a feira de adoção”.
Ele reforçou que denúncias são essenciais para coibir casos como este. “Quem souber de mais situações pode denunciar pelas nossas redes sociais: @dredsondapaiol e @felipebecari”.


