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Dia do Consumidor: vendas onlines podem aumentar nesta semana

Essa semana é uma ótima oportunidade para os consumidores adquirirem produtos com descontos

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Comemorado em 15 de março, o Dia Mundial do Consumidor foi idealizado pelo presidente americano John Kennedy, em 1962, para celebrar os direitos dos consumidores e estabelecer quatro princípios: direito à informação, à segurança, de escolha e de ser ouvido.

A chamada “Semana do Consumidor” era utilizada para iniciativas em prol do atendimento aos clientes, com renegociação de dívidas, mutirão de atendimentos a pedidos pendentes e campanhas de valorização do consumidor. Nos últimos anos, tem ganhado um caráter mais comercial e se tornou a primeira data do ano com crescimento nas vendas.

Dados da Neotrust, empresa de monitoramento do e-commerce nacional, mostram que em 2022 as vendas online cresceram 22% impulsionadas por campanhas da Semana do Consumidor. O período tem se mostrado uma oportunidade para empresas e para os consumidores adquirirem produtos com descontos.

Segundo o Procon de Mogi das Cruzes, algumas empresas trabalham com ofertas durante todo o mês de março, outras concentram as promoções na semana de 13 a 19 de março, normalmente com maior campanha para o dia 15 de março.

Apesar de ser considerada a Black Friday do primeiro trimestre para o comércio varejista, o Procon não tem registrado aumento de reclamações após essa data, o que indica que a finalidade de promover campanhas que valorizem o consumidor tem sido cumprida.

A coordenadora do Procon, Fabiana Bava, orienta aos comerciantes investirem no pós-venda, oferecendo canais de comunicação eficientes. “Ainda que ocorra algum problema na compra, de vício do produto, na entrega ou troca, os consumidores normalmente entendem que as empresas têm um prazo para solucionar o problema, mas a dificuldade surge quando não há atendimento claro e rápido ao consumidor. Oferecer um tratamento diferenciado, ainda mais nessa data, é uma grande oportunidade de fidelizar o cliente”, afirma.

Para os consumidores, vale reforçar algumas orientações:

  • Confirme as condições da oferta, valor à vista, valor a prazo, forma de pagamento, valor do frete (se houver) e data da entrega;
  • Se for compra online, ao avançar em cada tela faça o print para registrar as informações e evitar que no fechamento da compra o valor seja acrescido indevidamente e o consumidor não tenha prova do preço ofertado;
  • Consulte informações da empresa antes da compra, em sites como Reclame Aqui e www.consumidor.gov.br ;
  • Atenção com sites falsos! Verifique se o site tem certificado de segurança no início da url (nome do site), verifique se tem o https://. Não acesse promoções por links, pegue o nome da empresa e o produto e procure você mesmo;
  • Cuidado com compras em redes sociais com pagamento via pix para nome de terceiros: a chance de ser um golpe é grande;
  • Qualquer dúvida entre em contato com o Procon de Mogi das Cruzes pelo telefone 4798-5090.

 

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