Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Desassoreamento de córregos deve reduzir 70% de casos de enchente em Santa Isabel

Iniciativa faz parte de uma série de ações de prevenção às enchentes na região central

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

As fortes chuvas sempre foram motivo de preocupação para as pessoas que vivem em Santa Isabel. As enchentes fazem parte de um problema histórico e recorrente no município, pois gera transtornos e prejuízos para todos. Mas esse ano, a prefeitura investiu na obra de desassoreamento do Ribeirão Araraquara, Idaco e Avenida Brasil, que reduzirá em 70% a incidência dos alagamentos na região central.

O Ribeirão Araraquara se entende por toda a Avenida João Pires Filho, mais conhecida como Marginal, e recebe a maior parte do fluxo de água que escoa do centro durante o período de chuva. Já o Idaco fica na Rua Mário Mendes de Camargo, nomeada popularmente como Variante, que é uma das principais vias para entrada de veículos no município.

Com o desassoreamento, o rio está mais largo e, portanto, consegue suportar um volume maior de água. A técnica consiste na remoção de resíduos ou sedimentos acumulados nos fundos dos rios.

As galerias da região central também receberam manutenções, para desobstruir o caminho e melhorar fluxo de água, e as bocas de lobo foram limpas.

Na madrugada da última sexta-feira (7), as cidades do Alto Tietê foram surpreendidas pela intensa chuva. Em Santa Isabel, apesar do temporal, não foram registradas ocorrências sobre pontos de alagamentos pela Defesa Civil.

Segundo a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal, infelizmente a população sofre com as inundações há anos, contudo, o plano de governo da atual gestão contempla a resolução desse problema de forma definitiva. O desassoreamento dos rios iniciou em meados de abril de 2022 e outras ações ocorrerão para garantir resultados melhores, pois a prefeitura está pleiteando recurso com a Fehifro para 2023, no valor de R$ 1,2 milhão, que será destinado à canalização do segundo trecho do Ribeirão Araraquara e o pré-projeto já foi aprovado.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade