Faltando mais de um ano e meio para as eleições municipais de 2024, o instituto Paraná Pesquisas divulgou a primeira pesquisa para a corrida eleitoral na capital paulista com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol) na dianteira das intenções de voto.
Divulgada nesta quarta-feira (02/03), a pesquisa estimulada – em que o entrevistador apresenta uma cartela com o nome dos possíveis candidatos – analisou quatro cenários de candidatos distintos. Em todos o psolista aparece na dianteira.
No primeiro cenário, Guilherme Boulos tem 26,3% dos votos, seguido pelo apresentador de TV, José Luiz Datena (PSC), com 24,3%, o ex-governador de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), com 8,5%, e o atual prefeito da capital, Ricardo Nunes (PMDB), com 7,9%. Na sequência estão os deputados federais Ricardo Salles (PL), com 4,8%, Tabata Amaral (PSB), com 3,9%, e Kim Kataguiri (União Brasil), com 3,3%. O ex-deputado federal Vinícius Poit (Novo) aparece na última colocação com 1,6% das intenções de votos. Brancos e nulos somam 14,6% e não sabem ou não opinaram correspondem a 4,8% dos entrevistados.

Na segunda simulação, o nome de Datena é substituído pelo do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Nele Guilherme Boulos lidera com 32%. Segundo colocado, Eduardo Bolsonaro tem 19,1%. Ele é seguido por Rodrigo Garcia (8,9%); Ricardo Nunes (8,6%); Tabata Amaral (5,1%); Kim Kataguiri (3,5%) e Vinícius Poit (2,1%). Brancos e Nulos somam 15%, enquanto entrevistados que não sabem ou não opinaram atingem 5,7%.

O terceiro cenário pesquisado pelo instituto também aponta Boulos na liderança com 32,9% das intenções de voto, caso as eleições fossem feitas no dia da entrevista. Na sequência estão Ricardo Nunes (11,1%); Rodrigo Garcia (10,3%); Ricardo Salles (7,5%); Tabata Amaral (5,2%); Kim Kataguiri (4,5%) e Vinícius Poit (2,6%). Com esses nomes disponíveis, 19,8% disseram votar em branco ou nulo e 6,1% não souberam ou não quiseram opinar.

Por fim, no quarto cenário para a corrida eleitoral paulistana, com menos nomes apresentados, Guilherme Boulos somou 36,7% das intenções. Nessa simulação. Ricardo Nunes surge na segunda posição com 15%. Terceiro colocado, Ricardo Salles atinge 11,1%, enquanto Kim Kataguiri tem 5,3% e Vinícius Poit 3,1%. Brancos e nulos chegam a 23,1%. 6,7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar.

Pesquisa Espontânea
O instituto Paraná Pesquisas também realizou pesquisa espontânea entre os entrevistados, que é quando o entrevistador pergunta “se as eleições para prefeito(a) de São Paulo fossem hoje, em quem o(a) senhor(a) votaria?”, sem apresentar opções. Nela, a resposta tem que sair da cabeça do eleitor.
Sem nomes a sua frente, 81,6% não souberam ou não quiseram responder sua intenção de voto. Entre os nomes citados, o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) foi lembrado 2,9% dos entrevistados.
Líder da pesquisa estimulada, Guilherme Boulos ficou em segundo na espontânea com 1,6% das menções. Na sequência ficaram Ricardo Nunes (0,7%); Datena (0,5%); Ricardo Salles (0,2%); Rodrigo Garcia (0,1%) e Tabata Amaral (0,1%). Os demais nomes citados somam 0,8% e brancos e nulos chegam a 11,6%.
A Pesquisa
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1012 eleitores entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2023. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.



