Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Defesa Civil do Estado de SP lança a ‘Semana D’ contra a dengue em Mogi

Ação liderada pelo Governo de São Paulo inclui as 10 cidades do Alto Tietê
Com a presença de membros de todo Condemat+, reunião oficializou movimento contra a ampliação da dengue na região / Foto: Osvaldo Birke/Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

As ações de combate à dengue na área do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) ganharam reforços na manhã de sexta-feira (16). Na ocasião, a Defesa Civil do Estado de São Paulo lançou a “Semana D” contra a dengue no Pró-Hiper (Mogi das Cruzes), junto das Defesas Civis Municipais, representantes dos municípios e agentes da Vigilância Epidemiológica de Mogi.

As medidas foram replicadas de forma simultânea nos municípios consorciados, e a partir dessa semana as cidades vão traçar o cronograma de atuação junto a Defesa Civil do Estado. A força-tarefa contou com distribuição de panfletos para a população sobre os cuidados com o Aedes Aegypti, vistorias e visitas em residências e locais públicos, além da eliminação de criadouros do mosquito e a aplicação de inseticida. A Defesa Civil do Estado também utilizou drones para o monitoramento e fiscalização dos possíveis focos do inseto em Mogi.

Carros de nebulização também percorreram alguns bairros da cidade, e segundo a prefeitura, esse é um recurso utilizado em situações específicas, seguindo critérios técnicos para combate aos mosquitos em regiões com grande quantidade de casos confirmados de dengue. Essa ação deve ocorrer novamente nos próximos dias em locais com alto registro de casos.

Vacinação

As vacinas devem chegar à região na próxima segunda-feira (19) e serão distribuídas para as 10 cidades do Alto Tietê. Segundo orientações do Ministério da Saúde, o público alvo inicialmente serão crianças de 10 a 11 anos de idade.

Cada cidade fará seu próprio cronograma e montará suas estratégias considerando seu território e plano de distribuição.

Em Mogi das Cruzes, a aplicação das doses será iniciada na terça-feira (20).

“Por conta das orientações técnicas relativas ao armazenamento das doses repassadas nesta sexta-feira (16) pelo Governo do Estado, a aplicação será realizada inicialmente em cinco unidades de saúde. São elas: Vila Natal, Ponte Grande, Vila Nova Aparecida, Braz Cubas e USF Nova Jundiapeba. O horário será das 9 às 15 horas e na primeira semana o atendimento se estenderá inclusive no sábado (24)”, informa a administração municipal.

Ferraz de Vasconcelos terá quatro polos da vacinação nas seguintes UBSs: CSII; Santo Antônio; Vila Margarida e Vila São Paulo. É necessário levar documento pessoal da criança com foto, além do cartão do SUS; carteirinha de vacinação e comprovante de endereço. A cidade recebeu 4.994 doses nesta primeira etapa, suficiente para atender o público alvo, ou seja, as crianças de 10 e 11 anos.

Itaquaquecetuba espera dar start na campanha ainda na segunda-feira (19) nas UBSs. Suzano começará a imunização na terça-feira (20) em todas as UBSs. Já Biritiba Mirim e Salesópolis planejam iniciar as campanhas entre quinta (22) e sexta-feira (23) nas escolas e disponibilizar as doses na semana seguinte nas UBSs. Santa Isabel já definiu que, a partir de terça-feira (20), todas as unidades de saúde iniciarão a aplicação de 1.423 doses, número de vacinas disponibilizado para o município.

As cidades de Arujá, Guararema e Poá ainda não divulgaram seus cronogramas de vacinação.

Casos na região

De acordo com o Condemat+, de janeiro até o momento foram confirmados 1.058 casos nas 10 cidades da região, registrando um aumento de 50% em relação aos casos que foram confirmados durante todo o ano de 2023, sendo eles 528 e um óbito registrado em Poá.
As cidades de Guararema e Suzano já decretaram estado de emergência, enquanto outras avaliam a medida. Os municípios de Guarulhos e Suzano contabilizam os maiores números de casos neste ano, com 2.533 e 485 confirmados, respectivamente. Salesópolis não registrou casos confirmados até o momento.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *