Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Convenção realizada em Poá é a primeira do Estado com ponto de inclusão

Evento que oficializou a candidatura a prefeito de Saulo Souza pelo Partido Progressistas contou com área inclusiva, abafador de ruídos e intérprete de Libras
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Promover a primeira convenção partidária inclusiva do Estado, onde crianças, adolescentes e adultos neurodivergentes pudessem participar de forma humanizada, era o desejo do movimento “Muda Poá”, comandado pelo candidato oficializado a prefeito e defensor da causa autista Saulo Souza (PP). Para isso, o grupo desenvolveu uma ação inédita em São Paulo com a criação de um ponto de inclusão no evento político realizado no último dia 27.

Em um espaço diferenciado na frente do palco, pessoas com Transtorno do Espectro Autista, com mobilidade reduzida, neurodivergentes e idosos contaram com uma estrutura especial que incluiu intérprete de Libras e abafadores de ruídos.

“A nossa convenção da esperança inaugurou em Poá um novo tempo de respeito, inclusão, acolhimento, amor, empatia e solidariedade. No nosso ponto da inclusão recebemos pessoas surdas, com deficiência, autistas, neurodivergentes e cadeirantes de uma maneira muito especial e sensível, porque entendemos que todos são cidadãos e precisam ser inseridos na rotina e nas decisões da cidade”, detalhou Saulo Souza.

Para sua esposa, a fisioterapeuta Flávia Souza, que idealizou a criação do espaço ao lado do pré-candidato a prefeito, o objetivo é oferecer esse espaço humanizado em todos os eventos públicos da cidade a partir de 2025. “A nossa missão é que a inclusão se torne um compromisso na rotina de cada um, em todos os lugares e em todos os ambientes”, enfatizou.

Sala Azul

A defesa da causa autista faz parte do trabalho desenvolvido por Saulo Souza nos últimos anos em Poá e ganhou um reforço importante em 2023 com a inauguração da Sala Azul, primeiro espaço sensorial instalado em um escritório político no Brasil para acolhimento de pessoas autistas e suas famílias.

“A Sala Azul é uma sementinha que nós plantamos. É um espaço de convívio a fim de mobilizar e fortalecer a comunidade autista para a luta em prol da instalação de uma clínica-escola em Poá, onde seriam ofertados atendimentos médicos e psicológicos, terapias, fisioterapia e outras atividades”.

O recurso para a construção dessa nova estrutura, inclusive, foi garantido pelo presidente estadual do PP, o deputado federal Maurício Neves. Durante sua participação na convenção da coligação “Muda Poá”, ele afirmou que sua primeira emenda impositiva para o município no próximo ano será para a instalação da clínica-escola. “Tenho um compromisso firmado aqui. O Saulo sendo eleito e assumindo a prefeitura em 2025, minha primeira emenda será para a construção desse espaço em Poá. Podem contar comigo”, finalizou.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 11956

Leia Também

Publicidade