A Conmebol definiu nesta quarta-feira (5), em evento realizado na cidade de Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
O torneio conta ainda com os playoffs, uma novidade para o ano de 2023. Diferentemente do ano passado, quando os terceiros colocados da Liberadores iam diretamente para as oitavas, neste ano a Conmebol criou uma fase a mais, beneficiando, portanto, os times que ficaram em segundo nos seus grupos.
Nesse caso, os playoffs vão ser disputados entre equipes que terminaram a fase de grupos na segunda colocação e times que ficaram em terceiro lugar nos grupos da Libertadores.
Assim aconteceu com o Corinthians, que não conseguiu avançar na principal competição continental e, portanto, irá disputará vaga nas oitavas da Sul-Americana com o Universitário (Peru).
Além do Timão, que disputará os playoffs, outras seis equipes brasileiras ainda disputam a competição. Apenas o Santos foi eliminado na fase de grupos, uma vez que o alvinegro acabou na terceira colocação.
PAULISTAS NAS OITAVAS
O caminho dos times paulistas já está traçado pelo sorteio da Conmebol que definiu tanto as oitavas quanto as quartas e semis da Copa Sul-Americana.
São Paulo e Red Bull Bragantino terminaram a fase de grupos em primeiro. Desse modo, os paulistas aguardam as equipes que vão avançar por meio dos playoffs.
O tricolor vai encarar o vencedor do duelo entre Independiente Medellin e San Lorenzo.
Já a equipe de Bragança Paulista pega o vencedor do confronto entre Colo Colo e América Mineiro.
Caso o Corinthians avance os playoffs, vai enfrentar nas oitavas a equipe do Newell’s Old Boys.
CONFIRA OS CONFRONTOS DAS OITAVAS DE FINAL DA COPA SUL-AMERICANA
- Sporting Cristal ou Emelec x Defensa y Justicia
- Barcelona-EQU ou Estudiantes x Goiás
- Colo-Colo ou América-MG x Red Bull Bragantino
- Independiente Medellín ou San Lorenzo x São Paulo
- Ñublense ou Audax Italiano x LDU
- Libertad ou Tigre x Fortaleza
- Corinthians ou Universitario-PER x Newell’s Old Boys
- Patronato ou Botafogo x Guaraní-PAR
CONFIRA O CHAVEAMENTO ATÉ A FINAL

Entre os times brasileiros vivos na disputa, apenas o São Paulo já conquistou a Copa Sul Americana, no ano de 2012.
Além do tricolor, outro vencedor foi o Internacional de Porto Alegre, levantou a taça da competição no ano de 2008. Também foram campeões da Sul-Americana a Chapecoense, em 2016, e o time do Athletico Paranaense que venceu, inclusive, em duas oportunidades, nos anos de 2018 e 2021.