O Samu de Mogi das Cruzes, administrado pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), recebeu oficialmente na quinta-feira (5) quatro novas ambulâncias enviadas pelo Ministério da Saúde. A renovação da frota é uma conquista significativa para o Cresamu (Consórcio Regional de Saúde de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e promete melhorar a eficiência dos atendimentos, diminuindo o tempo de resposta e garantindo maior segurança e dignidade aos pacientes.
Mogi faz parte do Cresamu, que atende outros cinco municípios na região: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel.
“Receber essa nova frota é um ganho muito importante para os usuários e pacientes. Com ela, poderemos atender com mais responsabilidade e qualidade. Sabemos que a vida útil de uma ambulância é de dois a três anos, dependendo do uso, e que essa atualização é essencial para oferecermos os melhores equipamentos”, destacou Antônio de Melo, diretor administrativo do SAMU.
As novas ambulâncias substituíram veículos da frota de 2017, que já ultrapassaram os sete anos de uso e acumularam mais de 350 mil quilômetros rodados, bem acima do prazo ideal estipulado pelo Ministério da Saúde, que recomenda a troca a cada três anos, ou no máximo cinco.
“Essas ambulâncias percorrem de 4 mil a 5 mil quilômetros por mês. Com veículos novos, reduzimos significativamente o risco de contratempos durante os atendimentos e, consequentemente, o tempo perdido em ocorrências. Isso reflete diretamente na qualidade e agilidade do atendimento”, explicou Hector Trevor, coordenador geral do Cresamu.
Atualmente, o Cresamu opera com uma frota composta por dez ambulâncias de suporte básico, duas de suporte avançado e quatro de reserva técnica. Com a entrega das novas unidades, a renovação da frota de veículos de 2017 foi concluída.