Com prefeito Saulo Souza, Poá inicia a 14ª Conferência de Assistência Social

Evento reúne representantes da sociedade civil, autoridades e trabalhadores para traçar diretrizes e fortalecer o sistema de assistência
Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência reflete sobre os desafios e as perspectivas da assistência social I Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Com a presença do prefeito Saulo Souza (PP), Poá deu início na quinta-feira, dia 3 de julho, à 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, um dos principais marcos do calendário institucional da cidade. O evento, que segue nesta sexta-feira, reúne representantes da sociedade civil, autoridades e profissionais do setor para debater diretrizes, avaliar políticas públicas e propor avanços no SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que completa 20 anos em 2025.

Com o tema “Construção, Proteção Social e Resistência”, a conferência reflete sobre os desafios e as perspectivas da assistência social, reafirmando o compromisso do município com a promoção da dignidade e a defesa dos direitos da população mais vulnerável.

A 14ª edição da conferência está sendo dividida em cinco eixos temáticos centrais: Universalização do SUAS: com foco no acesso integral aos serviços com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento contínuo: abordando inovação, gestão descentralizada e valorização dos profissionais da assistência social; Integração de benefícios e serviços: visando o fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão; Gestão democrática e comunicação transparente: para garantir maior participação social e controle público; Sustentabilidade financeira e equidade no financiamento do SUAS.

Durante seu discurso de abertura, Saulo Souza compartilhou sua trajetória de vida para ressaltar o impacto que as políticas públicas de assistência social tiveram em sua formação pessoal e profissional. “Tenho um carinho especial por esse tema porque sou fruto direto da assistência social da nossa cidade. Quando jovem, fui aluno do Reino da Garotada e foi lá, aos 14 anos, no curso de elétrica, que nasceu o sonho de me tornar engenheiro, que realizei e que me trouxe até aqui, como prefeito”, contou. Ele enalteceu ainda o trabalho dos profissionais do setor. “Vocês são heróis e heroínas que acolhem, abraçam e fazem a diferença. Tenho muito orgulho do que Poá representa. Nossa cidade tem tradição no trabalho social e isso está no nosso DNA”, finalizou o prefeito.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Deise de Andrade Silva, destacou a importância da participação popular no evento e lembrou que o SUAS existe para servir diretamente à população.

“Essa conferência é um espaço democrático para refletirmos sobre o futuro da assistência social em nossa cidade. Enfrentamos desafios que vão além da falta de recursos. Há também problemas na forma como foram utilizados, o que tem precarizado os serviços. A assistência social é fundamental para garantir dignidade e proteção às famílias mais necessitadas, não se trata de favor ou caridade, mas de direitos”, afirmou.

O secretário de Assistência Social de Poá, Wellington Alves Teixeira, ressaltou que a conferência acontece após quatro pré-conferências que já iniciaram o debate de temas estruturantes para o futuro do SUAS na cidade, como a repactuação das responsabilidades pós-Constituição de 1988 e a RMV (Renda Mensal Vitalícia). “É fundamental que, nestes dois dias, tracemos juntos o caminho das políticas públicas que queremos para Poá, buscando apoio do Estado, do Governo Federal e fortalecendo o papel do terceiro setor, que é indispensável para atender nossa população”, disse.

Ele também destacou ações emergenciais, como a parceria com a Secretaria de Saúde para o atendimento à população em situação de rua, apontando a atuação integrada como um caminho eficaz. “Reconheço e agradeço a dedicação da primeira-dama, presidente do Fundo Social, e o trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde para responder às necessidades imediatas, como o atendimento à população em situação de rua, que não pode esperar”, encerrou o chefe da pasta.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 13880