O prefeito Caio Cunha (PODE) apresentou na manhã de quinta-feira (1) o Programa Mogi Cidade da Criança – Primeira Infância, política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância e à Primeira Infância.
Pela iniciativa estão em andamento diversas ações na cidade, como os Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). Mogi também será uma das primeiras cidades no país a ter uma Coordenadoria da Primeira Infância.
“Não temos como falar da Mogi do futuro se não pensarmos em como desenvolver e potencializar os mogianos do futuro. A Primeira Infância é uma pauta prioritária e multisetorial. Todos os elementos da cidade precisam ser projetados visando um ambiente favorável para que as crianças possam se desenvolver da melhor forma”, disse o prefeito.
O programa está relacionado ao Projeto Mogi 500 anos, ações que preparam a cidade para daqui a 38 anos, promovendo um desenvolvimento sustentável e preparando as próximas gerações.
As ações realizadas na cidade contam com a parceria da Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa, responsável pela Urban95, iniciativa internacional que no Brasil reúne 23 cidades brasileiras com foco na Primeira Infância. A cidade faz parte da iniciativa desde julho de 2021. Este trabalho conjunto resulta em conexões com outras cidades, formações, apoio institucional e oportunidades de desenvolvimento.
A cidade conta com um Comitê Executivo, formado pelos secretários, e um Comitê Técnico, com profissionais das pastas. O grupo é responsável pela elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI).
“É um plano intersetorial que reuniu diversas frentes e traz metas e estratégias para atendermos a Primeira Infância. Foi feito um diagnóstico dos serviços oferecidos para a criança em diferentes setores. Ele corrobora o que já temos em andamento e apresenta novas propostas em prol das crianças. Um diferencial também é trazer o olhar e a voz delas”, disse a secretária municipal de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos. O plano terá a duração de 10 anos.
Para envolver as crianças na construção das políticas públicas para a Primeira Infância, a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração municipal criou o projeto Detetives do Nosso Bairro, em que serão selecionadas 24 crianças que irão representar os 11 distritos da cidade no Comitê de Crianças para o Desenvolvimento Urbano Sustentável.
“Neste trabalho da gestão em preparar a próxima gestão, esse processo de escuta é fundamental. Pelos desenhos eles apresentaram a cidade que eles querem. É um olhar de fato para a criança e os seus desejos para a construção da política pública”, disse o secretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto. Os representantes serão sorteados na primeira quinzena de dezembro.



