Na tarde desta quarta-feira (7), a prefeitura de Itaquaquecetuba realizou a segunda entrega de 277 quimonos para crianças que participam do projeto “Luta: Escola da Vida”, que oferece aulas de jiu-jitsu para alunos da rede municipal. A cerimônia, que ocorreu na EMEB (Escola Municipal de Ensino Básico) Profº Paulo Nunes, contou com a participação do astro internacional das artes marciais Rogério Nogueira, o Minotouro.
A presença do ex-lutador se deu porque o projeto acontece graças a uma parceria entre o Instituto Irmãos Nogueira, tocado por ele e seu irmão, Rodrigo Nogueira, o Minotauro, outra lenda do MMA, e a secretaria municipal de Educação desde fevereiro deste ano, quando começou o ano letivo.
À GAZETA, Minotouro celebrou os resultados do projeto até o momento e da parceria com o poder público municipal. “Estou gostando bastante do projeto, já tem bastante crianças, mães, famílias e até professores nos abordando, mostrando interesse e elogiando o trabalho. O resultado é o melhor possível, trazer o esporte para as crianças dentro da educação. A gente está muito feliz, enquanto mestres e mentores do programa. Está sendo sensacional”, disse.
O prefeito, Eduardo Boigues (PP), destacou a importância de projetos como este na formação de cidadãos, para além da questão esportiva: “não é só uma prática esportiva, é a gente ajudando a formar esses jovens, essas crianças que daqui a pouco já estarão na fase adulta, e entregar para o ensino médio da melhor forma possível, com valores éticos e morais, aprendendo respeito, disciplina, perseverança, determinação. Tudo isso a gente agrega agora, desde a primeira infância, contribuindo com a educação dos pais dentro de casa.”
De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Cristina Perpetuo, este é apenas um braço do projeto educacional que também contempla o oferecimento de aulas de teatro e música, para tornar as escolas mais atrativas para os estudantes.
“A gente já está colhendo frutos desse projeto, as crianças já estão ficando mais focadas em sala de aula”, completou.
FUTURO – À GAZETA, a secretária também revelou as metas da prefeitura de ampliar o ensino integral na cidade, que hoje conta com 936 alunos. De acordo com ela, a perspectiva da gestão é que, até 2024, mais de 3 mil estudantes estejam integrados ao modelo.