A prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura nesta tarde (24), o segundo equipamento voltado à saúde animal da cidade. A Clínica Caramelo funcionará na rua Dr. Deodato Wertheimer, 40, Mogilar (próximo à Ilha Marabá). O local foi escolhido estrategicamente por ser de fácil acesso, pois está perto da região central e do terminal de ônibus.
Mogi já possui o CBEA (Centro de Bem-Estar Animal), localizado em Cesar de Souza, há pelo menos oito anos, e a chegada da nova Clínica proporcionará mais comodidade e facilidade de acesso aos tutores e seus animais, pela boa localização.
O novo espaço oferecerá consultas e atendimento veterinário, mas não será um hospital, pois não haverá internação. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento será por agendamento, via Whatsapp (o número será divulgado em breve), para pessoas de baixo poder aquisitivo. Os tutores deverão portar o cartão SIS e a clínica também será voltada prioritariamente para pessoas inscritas no CadÚnico, o que comprova a situação de baixa renda.
Munícipes que não forem público-alvo (com renda superior) serão atendidos em casos emergenciais (animais em risco iminente de morte ou politraumatizados) e direcionados ao tratamento em universidades parceiras, com preços sociais. Haverá triagem para selecionar emergências.
O novo equipamento é um avanço para a cidade e irá oferecer aos animais: consultas, anestesia, cirurgias, exames laboratoriais, exames de imagem e outros procedimentos ambulatoriais.
Para a voluntária do projeto ‘Passeio Animal’, Larissa Mesquita, a novidade chegou em boa hora e irá desafogar a atual clínica.
“Ter mais um hospital na nossa cidade é muito bom. Nós somos do projeto Passeio Animal criado pela vereadora Fernanda Moreno, e passeamos com os cachorros próximo ao Centro de Bem-Estar Animal. Lá nós vemos como é lotado, com muita fila, tempo de espera longo. Às vezes as pessoas precisam chamar uber e não conseguem por não ter sinal. Então estamos muito contentes com a novidade e será muito bom para desafogar o CBEA”.
A entrega da clínica é mais um passo para ampliar a oferta de atendimento veterinário em Mogi das Cruzes, aumentando a rede de serviços públicos voltados à causa animal. De acordo com a prefeitura, nos últimos anos, a administração tem realizado uma série de ações neste sentido, atendendo a uma demanda crescente da sociedade.
Entre os serviços estão as mais de 7,3 mil castrações realizadas no ano passado (em 2024 este procedimento pode ser agendado de forma on-line, pelo aplicativo Colab); a Virada da Castração; vacinação antirrábica realizada no último sábado do mês; revitalização do Centro de Bem-Estar Animal; entrega de dois Play Pets (e previsão para mais unidades); reformas no Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea) e no Gatil.