Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades do Alto Tietê se destacam no Ranking Connected Smart Cities 2024

Arujá, Itaquá, Mogi e Poá estão entre as melhores do Brasil em vários eixos
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Entre as cidades que compõem a região do Alto Tietê, Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Poá se destacam no Ranking Connected Smart Cities 2024, desenvolvido pela Necta e Urban Systems. O conceito de smart cities considerado pelo levantamento é de que o pleno desenvolvimento municipal só é atingindo quando é compreendido o poder de conectividade entre todos os setores. Um exemplo disso é a consciência de que investimentos em saneamento estão atrelados não apenas aos ganhos ambientais, como aos ganhos em saúde, que a longo prazo irão reduzir os investimentos na área e, consequentemente, impactarão em questões de governança e até mesmo economia.

O estudo analisa a relação existente dessas esferas públicas em 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar aqueles mais inteligentes e conectados. Para isso, o ranking é composto por 11 eixos temáticos analisados. São eles: urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, saúde e tecnologia e inovação.

Mogi das Cruzes é a única cidade da região que aparece no ranking geral (que considera a nota de todos os eixos), ocupando a 58º posição. Além disso, o município também consta na lista das 100 melhores em educação (42º), urbanismo (47º), mobilidade (47º), tecnologia e inovação (58º) e economia (66º). Itaquá está entre as 100 melhores em três eixos: mobilidade (34º), segurança (46º) e economia (94º). Poá, por sua vez, aparece como a 76º melhor em economia e 86º em mobilidade.

Arujá se destaca, principalmente, no setor de economia, com um avanço impressionante em relação aos anos anteriores. Em 2022, o município ocupava a 90º posição entre os 100 melhores neste quesito. Em 2023, ficou fora dessa lista. Mas neste ano, aparece na 24º posição, considerando diversos fatores, como o crescimento de número de empresas e empregos na cidade. A cidade também aparece bem posicionada no eixo de empreendedorismo, ocupando a 31º posição por estes mesmos motivos.

O gerente da Adega Ice Drinks, Diego Soares Bezerra, 32, garante que Arujá realmente possui recursos favoráveis para quem quer empreender. “Aqui é um lugar maravilhoso para quem quer expandir os seus negócios e crescer, pois, tem pessoas com um poder aquisitivo alto. Nós já estamos aqui há três anos e, com a inauguração da Vila Gastronômica, melhorou pra gente. O movimento aumentou muito.”

 

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também

Publicidade