Desde hoje (21), pela manhã, 50 novos ônibus elétricos estão transportando passageiros por toda a cidade de São Paulo. Agora, a Capital possui 270 ônibus elétricos: 201 trólebus e 69 movidos somente a bateria.
A meta da Prefeitura de São Paulo é ter, até o fim de 2024, 20% de ônibus elétricos em sua frota, isto é, 2,4 mil ônibus desse tipo. A cidade conta atualmente com 11.394 ônibus para executar o transporte público, segundo a SPTrans.
Os novos veículos da SPTrans possuem quatro câmeras internas de segurança, ar condicionado, internet Wi-fi e é bem mais silencioso do que os ônibus comuns (com motores).
A ausência de ruído nesses ônibus é o maior diferencial deles em relação aos outros, já que o seu nível de ruído pode ser 80% menor do que o movido a diesel, dando mais conforto aos passageiros.
O espaço interno é um pouco menor devido ao tamanho das baterias, que são distribuídas no teto e na traseira dos ônibus elétricos. E seu peso também maior é devido ao banco de baterias.
Um motorista que já faz seu trajeto diariamente com um desses novos ônibus disse, durante uma reportagem da Rede Globo sobre o assunto, que “o ônibus elétrico não tem ruído, o câmbio é uma marcha só, não tem que trocar marcha, a suspensão é a ar, pneumática, na condução é melhor para nós [motoristas], não temos que usar embreagem; tem tudo a bordo e à disposição do motorista, é coisa linda”.
Esses ônibus elétricos tem também mais tempo de vida útil em relação aos outros. A maioria dos ônibus precisa ser trocada a cada dez anos. Os elétricos poderão ser renovados de 15 em 15 anos.
Especificações
Os ônibus elétricos podem ter suas baterias recarregadas em apenas três horas. E podem percorrer, em termos de distância, até 250 quilômetros diários. Sua baterias podem durar um dia inteiro dependendo da destreza do motorista e de outros fatores.
Trólebus
Os trólebus são os ônibus que circulam em São Paulo, há bastantes anos, movidos a energia elétrica por meio de cabos de aço conectados à rede elétrica. E circulam apenas no centro de São Paulo.