Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Caminho de Damasco colabora para o sucesso do SUS durante a pandemia

O mundo está, há dois anos, em intensa luta contra a Covid-19. No Brasil, a pandemia do novo coronavírus foi oficialmente decretada em março de 2020, o que levou o SUS a, mais uma vez, provar a sua importância diante de crises de saúde pública.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

OSS atuou diretamente contra a Covid enquanto as equipes da atenção básica se fortaleceram

Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib

O mundo está, há dois anos, em intensa luta contra a Covid-19. No Brasil, a pandemia do novo coronavírus foi oficialmente decretada em março de 2020, o que levou o SUS a, mais uma vez, provar a sua importância diante de crises de saúde pública. E o diferencial do Sistema Único de Saúde brasileiro em relação aos demais países ficou comprovado no dia 17 de novembro, quando o país ultrapassou os EUA no percentual da população completamente vacinada contra a Covid-19, mesmo tendo iniciado a vacinação depois do país norte-americano.

A estrutura do SUS, entretanto, não se limita à atuação eficaz do maior sistema público de saúde do mundo em pandemias. Pelo contrário: a saúde começa desde a Atenção Básica. E nesse contexto, o Alto Tietê tem feito a sua parte. Seja por conta própria, seja por meio de contratos com OSSs (Organizações Sociais de Saúde), a região segue lutando contra o coronavírus, mas já abre as portas para os outros serviços de saúde.

Uma das OSS é a SBCD (Sociedade Beneficente Caminho de Damasco), que está na região desde 2018, quando assinou o primeiro contrato com a Prefeitura de Santa Isabel. De lá para cá a entidade vem fazendo a diferença no Alto Tietê e em todo o Estado de São Paulo, uma vez que também atua em serviços de Poá, no interior e, mais recentemente, na capital paulista. São mais de 10 contratos que geram quase 4 mil empregos.

Santa Isabel

No município https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrado pelo prefeito Carlos Chinchilla (PSL), que é médico de profissão, a Caminho de Damasco realizou, entre janeiro e outubro desse ano, mais de 61mil atendimentos presenciais nas unidades de saúde gerenciadas por ela. Considerando que a população é formada por quase 58 mil habitantes, a OSS já teria atendido todos os moradores ao menos uma vez no ano. Em termos de visitas domiciliares, foram pouco mais de 6,1 mil.

Entretanto, o diferencial da entidade em Santa Isabel fica por conta da parceria com a prefeitura na Unidade Sentinela, que acabou se tornando referência em todo o Alto Tietê. Liderado pela Secretaria Municipal de Saúde, o serviço se responsabilizou por garantir diagnóstico antecipado para Covid-19 e tratamento imediato da doença. De acordo com balanço divulgado pela Caminho de Damasco, que forneceu os profissionais para a linha de frente, foram realizados quase 3 mil atendimentos entre abril e setembro, com apenas 14 óbitos no período.

Poá

A Organização Social também atuou diretamente contra a Covid-19 no município de Poá, onde foi responsável pelo gerenciamento do Hospital de Campanha entre maio e agosto de 2020. No período, foram realizadas mais de 16 mil consultas, com 129 internações em enfermaria e 29 em UTI. Apesar dos números altos, apenas 38 pessoas faleceram.

A Caminho de Damasco também é responsável pelos postos ESFs (Estratégia Saúde da Família) de Poá, tendo realizado quase 126 mil atendimentos presenciais e visitas domiciliares entre janeiro e novembro de 2021.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Uma resposta

  1. Boa Tarde,
    A cidade de Poá tem no máximo 119.000 habitantes estimados.
    Como a tal empresa atendeu mais de 126.000 pessoas na cidade?
    Ficaram fechadas por meses a fio sem permitir nem que os cidadãos entrassem dentro das UBSs ou USFs na Pandemia.
    Tudo golpe.
    É matéria paga pra promover esta empresa ruim? Pior serviço de saúde que Poá já teve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

daredacao
Reportagens - 12467