terça-feira, 23 jun, 2026

Leitura: Câmara de Mogi das Cruzes lança Escola do Legislativo para servidores e população

- PUBLICIDADE -

Câmara de Mogi das Cruzes lança Escola do Legislativo para servidores e população

A instituição tem como objetivo aperfeiçoar servidores e aproximar a população das atividades parlamentares
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, José Francimário Vieira (PL), conhecido como Farofa, lançou na tarde desta segunda-feira (22) a Escola do Legislativo de Mogi das Cruzes. Participaram do evento as vereadoras Inês Paz (PSOL) e Priscila Yamagami (PL), integrantes da Comissão Permanente de Educação da Casa, além dos vereadores Edson Santos (PSD) e Bi Gêmeos (PSD). A instituição tem como objetivo aperfeiçoar servidores e aproximar a população das atividades parlamentares.

Entre no nosso canal do WhatsApp – clique aqui 

Poliana de Lima Noronha, servidora efetiva da Câmara, foi nomeada diretora da escola. Thiago Antônio Batalha assumirá como vice-diretor e coordenador pedagógico.

Poliana explicou as metas da entidade. “Pretendemos firmar acordos com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e o Interlegis, programa do Senado que disponibiliza gratuitamente produtos tecnológicos para a modernização, segurança de dados e transparência dos trabalhos nas câmaras municipais e assembleias legislativas. Temos objetivos de oferecer aulas online e presenciais”, afirmou.

Thiago Batalha informou que, em um primeiro momento, os cursos oferecidos em parceria com instituições externas serão o foco da escola. “Vamos usar essas parcerias para oferecer cursos prontos que já ficam disponíveis em plataformas digitais. São cursos com professores conceituados que já contam com certificados da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Vamos oferecer cursos para servidores, mas também para a população em geral”, afirmou.

Segundo Batalha, os próximos passos serão a definição do Regimento Interno e a elaboração do Planejamento Pedagógico. “Vamos definir o regimento interno da Escola do Parlamento, bem como o seu planejamento pedagógico. Haverá cursos que abordam temas como gestão pública, orçamento público e cobranças da Prefeitura, assim como assuntos de aprimoramento interno, como técnicas legislativas para que o servidor da Câmara possa prestar atendimento de excelência. Queremos iniciar as aulas já no segundo semestre”, disse.

Poliana reforçou os propósitos da escola. “O objetivo principal é aproximar a população, criar uma ponte entre o cidadão e a Câmara, além de capacitar servidores, assessores e vereadores. Os cursos serão definidos durante a elaboração do plano pedagógico. Teremos 90 dias para entregar o Regimento Interno da Escola do Legislativo.”

Segundo Poliana, a iniciativa vai fortalecer ações que a Câmara já desenvolve, como o programa de visitação e o Parlamento Estudantil. “A Escola do Legislativo vai fortalecer ainda mais essas iniciativas, que também têm como objetivo aproximar a população da Câmara”, afirmou.

José Francimário Vieira destacou o significado da iniciativa. “Hoje, estamos realizando um sonho de muitos anos. Nossa equipe visitou escolas parlamentares em todo o estado. Trata-se de um passo histórico, já que vamos abrir novas portas para a cidadania.”

Priscila Yamagami, vice-presidente da Câmara, também comentou o lançamento. “Estou muito feliz. A escola do parlamento é algo que eu defendo desde a campanha. Esse projeto não começou agora e contou com esforços de outras pessoas, como o ex-vereador Zé Luiz. Abriremos as portas para todos os cidadãos para falar sobre política, cidadania e gestão pública.”

Inês Paz also destacou a iniciativa. “Como diria Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, mas transforma pessoas e as pessoas transformam o mundo. Espero que o planejamento pedagógico seja construído coletivamente.”

O vereador Edson Santos afirmou apoio ao projeto. “Tudo que aproxima a população da Câmara terá meu apoio. Esse será um relevante meio de reflexão, informação e aprendizado.”

Quem são os responsáveis pela escola

Poliana de Lima Noronha é servidora efetiva da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes há oito anos, com atuação na Coordenadoria Financeira. É graduada em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul, com pós-graduação em Contabilidade Pública e Auditoria, Controle Interno Municipal e Alta Performance em Assessoria e Consultoria Contábil. Já exerceu as funções de controladora interna e chefe da Divisão de Contabilidade da Câmara, além de ter sido membro titular do Comitê de Investimentos do Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes.

Thiago Antônio Batalha é especialista em Gestão Pública, com pós-graduação em Serviço Social, MBA em Ciências Políticas, MBA em Direito Eleitoral, MBA em Licitações e Contratos Administrativos e pós-graduação em Docência Universitária. Atualmente, cursa bacharelado em Administração Pública.

Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- PUBLICIDADE -