Biritiba Mirim promoveu na sexta-feira (4) a 1ª Conferência Municipal de Saúde. O evento contou com grande participação dos profissionais de saúde do Município, bem como representantes e autoridades da cidade. Trata-se de um momento especial e de importante representatividade para a área da Saúde.
A Conferência Municipal da Saúde reúne pessoas no âmbito geral, principalmente profissionais da saúde para discutir e avaliar as políticas públicas de saúde do município. O objetivo é garantir que as necessidades e demandas da população sejam ouvidas e levadas em consideração na formulação de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.
O tema nesta primeira edição foi “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como direito humano”, independente de qual seja a área profissional.
Durante a Conferência foram debatidos três eixos diferentes: a política nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; as novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social.
Inicialmente, a enfermeira e diretora técnica do Instituto Phoenix, Denise Miranda Queiroz, realizou uma palestra sobre “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como direito humano”. Denise passou por diversos assuntos coligados ao tema e frisou sobre os direitos e deveres dos cidadãos.
Logo depois foram separados os grupos por eixos, nomeados Plenárias Temáticas, em que os presentes puderam realizar uma reflexão sobre os temas e elaborando propostas que serão enviadas para a Etapa Nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde. Por fim, foram selecionadas de forma democrática, por votos, quais propostas serão encaminhadas, bem como as votações para delegados que representarão o município.
Os delegados foram escolhidos para levar as discussões e deliberações da conferência para as conferências estaduais e, eventualmente, para a Conferência Nacional de Saúde, assim, possuindo um papel importante na construção e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo que as vozes dos munícipes sejam ouvidas em todos os níveis do processo de formulação das políticas de saúde para a cidade e para o país.
A 1ª Conferência Municipal da Saúde de Biritiba Mirim foi organizada pela Secretária Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Biritiba Mirim.