sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Baixa procura de cursos na Fatec de Itaquá impede a abertura de turmas

Formação de qualidade e gratuita não têm atraído a população no município
Felipe Alves

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

O CPS (Centro Paula Souza), responsável pela gestão das Etecs (Escolas Técnicas) e das Fatecs (Faculdades de Tecnologia), celebra, agora em 2024, 55 anos de atuação dedicada à transformação de vidas por meio da educação. Neste período, o órgão criado pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, se tornou conhecido pelo elevado padrão de qualidade dos cursos que oferece. Ainda assim, na Fatec de Itaquaquecetuba, a baixa procura de determinados cursos está inviabilizando a abertura de novas turmas, prejudicando o desenvolvimento daqueles que querem estudar.

Entre os indicadores de excelência, as unidades de ensino destacam-se com altos índices de empregabilidade e desempenho em avaliações oficiais como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). Pelo menos dez Fatecs conquistaram nota máxima em diversos cursos na edição de 2022. Entre elas, está a de Mogi das Cruzes, com os cursos de “Logística” e “Recursos Humanos”.

Apesar da qualidade comprovada, da gratuidade e desenvolvimento do inglês e espanhol durante a formação, com tristeza aparente, o coordenador do curso de Gestão Comercial da Fatec Itaquá, Francisco Claudio Tavares, contou à GAZETA que após a pandemia, a demanda dos alunos por cursos da faculdade caiu drasticamente, comprometendo a abertura de novas turmas. 

Para tentar resolver o problema, a gestão da unidade está realizando diversas ações. Entre elas, o trabalho com a Secretaria Municipal de Educação para comunicar à comunidade as vantagens e a importância de uma formação desse nível. 

“Em São Paulo, hoje, há 340 mil vagas de emprego abertas. E o que dizem os empresários, os recrutadores, a área de RH? Que não há mão de obra qualificada. E aí nós nos perguntamos: como é que nós, que temos professores, doutores e mestres, não temos alunos?”, disse o coordenador. 

Para o primeiro semestre de 2025, quatro cursos serão ofertados à população na unidade de Itaquaquecetuba. São eles: Secretariado, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia e da Informação e Gestão do Comércio Eletrônico. Ainda não há data para inscrição no processo seletivo, mas Tavares mantém a esperança de que as pessoas reconheçam a oportunidade de desenvolvimento gratuito e de qualidade comprovada.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -