Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

APCD-RMC recebe Mega Triagem e seleciona jovens de baixa renda para tratamento odontológico gratuito

Iniciativa promovida pela Turma do Bem e a Colgate será realizada em 119 cidades simultaneamente
Expectativa é encaminhar mais de cinco mil jovens para acompanhamento profissional / Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Turma do Bem, maior rede de voluntariado especializado do mundo, vai realizar em parceria com a Colgate, uma Mega Triagem odontológica, em âmbito nacional, para seleção de jovens de baixa renda que precisam de tratamento odontológico gratuito. Mogi das Cruzes está entre a lista de 119 cidades brasileiras, de todos os estados do país e Distrito Federal, que vão receber a ação de maneira simultânea. A ação será realizada na sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional Mogi das Cruzes/Alto Tietê (APCD-RMC), no dia 6 de junho, das 15h às 19 horas. Jovens de toda a região do Alto Tietê poderão participar.

O evento tem como objetivo selecionar crianças e adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social e com indícios de graves problemas bucais para receberem tratamento dentário gratuito com os dentistas voluntários da ONG. A expectativa é encaminhar cinco mil jovens para o tratamento odontológico em todo país, sendo que os pacientes selecionados receberão tratamento e acompanhamento odontológico gratuito até completarem 18 anos.

“A APCD Regional Mogi das Cruzes/Alto Tietê se junta a essa grande corrente de solidariedade e promoção da Saúde Bucal, que é promovida anualmente pela ONG Turma do Bem. Vamos abrir as portas da Associação para que a triagem seja realizada em nossa clínica acadêmica e estamos orgulhosos em poder contribuir para que os jovens da região possam sorrir com saúde e dignidade”, destaca a cirurgiã-dentista e Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Roberta Spinosa, que é embaixadora da Turma do Bem e associada da APCD-RMC.

Foto: Dra Roberta Spinosa, embaixadora da Turma do Bem

Esta edição do evento, em especial, faz parte do movimento “Juntos Contra a Carência Dental”, iniciativa promovida pela Colgate. A marca líder no mercado de higiene bucal acredita que todos merecem um futuro com motivos para sorrir, por isso, tem o compromisso contínuo de promover a saúde oral, buscando conscientizar sobre o panorama da Carência Dental, que é a falta de acesso à prevenção e tratamento da cárie.

O cenário ainda pouco divulgado se mostra bastante preocupante, com 53,4% das crianças de até cinco anos com algum dente afetado por cárie. Essa fatia da população é ainda maior entre os jovens entre 15 e 19 anos, chegando a 76,1%. Tal problema também se estende à vida adulta, pois os brasileiros chegam na terceira idade sem 79% dos dentes por conta das cáries .

“Me emociona ver que existe uma classe de profissionais que tanto se mobiliza em prol de pessoas que têm graves problemas bucais e que não têm acesso a meios para resolvê-los. É um trabalho em prol da sociedade”, declara Dr. Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem.

Como participar
Para participar, o jovem deve ter entre 11 e 17 anos e comparecer à sede da APCD-RMC, localizada na Rua Delphino Alves Gregório, 50, no bairro Vila Mogilar, no período das 15h às 19 horas, no dia 6 de junho. O paciente deverá acompanhado de um responsável e apresentar RG e comprovante de residência. Nas triagens, o dentista voluntário realizará um exame visual não invasivo que atesta a condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.

Após as triagens simultâneas, a equipe da Turma do Bem irá enviar uma carta de aprovação para os jovens que forem selecionados para o tratamento odontológico gratuito com todas as informações necessárias.

A Colgate também distribuirá kits de higiene bucal nas triagens. De acordo com Adriana Anido, VP de Marketing da Colgate, esta iniciativa não é apenas sobre cuidados odontológicos. “O movimento ‘Juntos Contra a Carência Dental’ é sobre saúde, autoestima e, acima de tudo, consciência e educação. Ao unirmos esforços com a Turma do Bem nesta ação, podemos transformar a vida de milhares de jovens contra as cáries e todos os problemas que podem se desdobrar quando não há o tratamento adequado. Acreditamos firmemente que todos merecem ter um sorriso saudável com confiança e oportunidades para construirmos um futuro com motivos para sorrir”, pontua.

Com a parceria que teve início em 2021, a Colgate esteve ao lado da Turma do Bem em outras oportunidades. Além disso, a empresa tem executado outras ações em prol de comunidades locais. Exemplos disso são as ações realizadas por meio do programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante” da Colgate, que desde 1994 já impactou a vida de mais de 20 milhões de crianças no Brasil por meio de materiais educativos e distribuição de kits de higiene bucal para crianças buscando promover educação sobre saúde bucal.

Sobre a APCD-RMC
A Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas Regional de Mogi das Cruzes/Alto Tietê (APCD-RMC) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha pela valorização da Odontologia e da profissão do cirurgião-dentista em toda a região do Alto Tietê. Fundada em 22 de outubro de 1959, é referência regional na área da Odontologia. Há mais de uma década, a instituição se destaca também na área acadêmica. Como extensão da FAOA (Faculdade de Odontologia da APCD), oferece cursos de especialização registrados junto ao Conselho Federal de Odontologia (CFO) e reconhecidos com nota 5 do MEC, que é conceito máximo de pontuação da educação superior no país. A APCD-RMC também realiza importante trabalho social, oferecendo atendimento especializado com valores reduzidos aos pacientes que passam pelas triagens na clínica acadêmica da instituição.

Turma do Bem
A Turma do Bem é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários que atuam em 12 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada. Em 22 anos, impactou mais de 83 mil jovens e 1100 mulheres.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade