Municípios da região utilizaram o período de pandemia para melhorar os atrativos
Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib
Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, um dos setores mais afetados pela pandemia de coronavírus já se planeja para a retomada das atividades. Nesta segunda-feira (27), quando se comemora o “Dia Mundial do Turismo”, os municípios da região que exploram o setor entram em contagem regressiva para a normalização do calendário turístico em seus respectivos territórios.

Guararema, por exemplo, já tem data definida para colocar todo o seu charme à disposição dos milhares de turistas que a visitam todo ano. No dia 15 de março de 2022, a cidade deverá lançar o ‘Páscoa Show’, cuja finalidade é atrair famílias para um roteiro que inclui coelhos, ovos de páscoa gigantes e iluminação temática. A cidade também trabalha para realizar um festival de cinema internacional independente, um festival de inverno e o ‘Cidade Natal’, cujas últimas edições atraíram cerca de meio milhão de pessoas.
Salesópolis não fica atrás. Primeira Estância Turística do Alto Tietê, o município aposta nos eixos de beleza natural, com o Rio Tietê como carro-chefe; o turismo religioso, considerando que a Igreja da Matriz se tornou Santuário; e os esportes radicais, recepcionando ciclistas e praticantes de quadriciclismo, motocross e de saltos com paraglider.
Para o diretor nacional de turismo sustentável da Anamma (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), Romildo Campelo – ex-secretário estadual de Turismo -, os municípios da região estão corretos em apostar na retomada. Ele também elogiou a iniciativa dos municípios do Alto Tietê na criação de rotas regionalizadas.
“Passamos dois anos de pandemia, então imagino que haverá um boom de procura pelo turismo. Principalmente o turismo rodoviário, isto é, aquele que você chega ao destino de carro ou ônibus. Eu penso que o turismo que você não precisa embarcar no avião será o primeiro a retomar com muita força.”
VEJA MAIS:
- Revisão de ranking causa surpresa negativa entre MITs e Estâncias
- Santuário de São José, em Salesópolis, coloca a Estância na ‘disputa’ pelos fiéis
- Municípios devem criar conceitos para ir além dos naturais
- Berço do Rio Tietê, região preserva outros recursos naturais para receber os turistas




