O vereador Marcos Antonio dos Santos (PRD), conhecido como Maizena, apresentou o balanço das ações realizadas em 2025, primeiro ano da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Suzano, destacando conquistas nas áreas de meio ambiente, saúde, esporte, infraestrutura e cidadania.
Entre as principais realizações, o parlamentar ressaltou a inauguração do Ecoponto José Limeira de Freitas, no bairro Miguel Badra, que entrou em funcionamento no dia 6 de novembro. “Este ecoponto é um pedido meu há anos”, destacou Maizena.
O vereador também apontou a conquista de uma área de lazer ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Eduardo Nakamura, viabilizada por meio de emenda do deputado estadual André do Prado (PL). O espaço está em obras e será entregue em breve à população.
Ainda com apoio do deputado André do Prado, Maizena anunciou que, em 2026, serão destinados recursos para a Associação de Apoio para Deficientes Visuais de Suzano (Aadvis), voltados à aquisição de um veículo utilitário de sete lugares, e para a Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae).
Em novembro, o vereador também participou da assinatura que marcou o início das obras do Centro Esportivo Miguel Badra. “O esporte e o lazer estão entre as prioridades do meu mandato”, afirmou.
Balanço legislativo
Ao longo de 2025, Maizena encaminhou 415 ofícios a órgãos públicos e apresentou 77 requerimentos, 10 moções, nove emendas, sete projetos de decreto legislativo, cinco indicações, três projetos de lei e um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município.
Duas leis de autoria do parlamentar entraram em vigor neste ano. Uma delas instituiu o sistema de proteção, respeito e cuidado às mães de natimorto e com óbito fetal nas unidades de saúde do SUS e da rede privada de Suzano, garantindo a internação dessas mães em áreas separadas das demais parturientes.
“É uma questão de dignidade e respeito a mulheres que estão vivendo o luto por seus filhos”, justificou.
A segunda legislação incluiu no calendário oficial do município o Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus, a ser celebrado anualmente em 10 de maio, com o objetivo de ampliar a informação sobre a doença autoimune crônica.
Homenagens
Em 2025, Maizena também promoveu diversas homenagens aprovadas pelo plenário da Câmara. Receberam a Medalha Antônio Marques Figueira o médico Carlos Foganholi; a advogada e coordenadora do Procon de Suzano, Daniela Itice; o servidor público Sérgio Mantelo; o gestor dos cemitérios e do velório municipal, Fábio Tostes da Luz, conhecido como Cowboy; e o médico Vinícius Kowalski.
O vereador também teve aprovadas moções de aplauso ao jornalista Gabriel Souza; ao diretor da Escola Estadual Comandante Jacques Yves Cousteau, Valdir Leiva Ribeiro; ao projeto Esculturas com Palitos de Sorvete, desenvolvido na mesma unidade escolar; à Equipe Happy Boys; ao médico Adriano Noquele de Almeida; e ao Leão Esporte Clube, pelos 39 anos de fundação e pela conquista do título da 1ª Divisão do Campeonato de Suzano.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Indicações e requerimentos
Entre as indicações encaminhadas ao prefeito Pedro Ishi (PL), Maizena destacou o pedido de implantação do programa “Domingo na Rua – Um Dia de Lazer”, voltado ao uso dos espaços públicos para atividades esportivas e de convivência, e a obrigatoriedade da instalação de banheiros químicos com lavatórios e álcool em gel em feiras livres.
O parlamentar também propôs denominações de vias e espaços públicos, além de requerimentos para regularização de endereços, atribuição de CEP, substituição de postes de madeira no Jardim São Bernardino e esclarecimentos sobre o atraso nas obras de infraestrutura da rua Guilherme Garijo.
Emendas
No Orçamento de 2026, Maizena apresentou emendas impositivas destinadas à aquisição de medicamentos; serviços no Hospital de Suzano; climatização da USF Maria Inês Pinto dos Santos; custeio da Aamae; aquisição de playgrounds para escolas, praças e parques municipais; reformas e manutenção de equipamentos públicos; apoio ao Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA); além de recursos para eventos esportivos e culturais.
LEIA TAMBÉM: Legislador do Ano de Suzano, vereador Marcel da ONG faz balanço positivo de 2025



