O vereador Jaime Siunte (Avante) apresentou o balanço do primeiro ano do atual mandato na Câmara Municipal de Suzano. Ao longo de 2025, o parlamentar protocolou 135 proposituras na Casa de Leis, sendo sete projetos de lei, oito moções, sete emendas substitutivas, um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, 87 requerimentos e 25 indicações. Além disso, encaminhou 95 ofícios a órgãos públicos.
Entre as leis de sua autoria já publicadas, Jaime Siunte destacou a que declarou de utilidade pública a Associação UniPiaget/Brasil, mantenedora do Centro Universitário Piaget. A medida reconhece a atuação da entidade nas áreas de saúde, educação, assistência social, cidadania e meio ambiente.
Entre os projetos de lei que seguem em tramitação na Câmara, está o que dispõe sobre a distribuição, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de sensores de medição contínua de glicose para crianças de até 12 anos com diabetes tipo 1, matriculadas na rede pública de ensino e acompanhadas pela rede municipal de saúde.
Outro projeto institui o Programa Farmácia Veterinária Solidária, destinado ao recebimento de doações, coleta, reaproveitamento, seleção, armazenamento, distribuição gratuita, destinação correta e descarte adequado de produtos de uso veterinário por organizações da sociedade civil.
Também está em análise a propositura que cria o Programa Municipal de Compensação pela Produção de Água e Serviços Ambientais Hídricos. O programa é um instrumento de planejamento e gestão que busca corrigir desigualdades territoriais e assegurar reconhecimento financeiro e técnico ao município pela conservação de áreas de mananciais e ecossistemas essenciais à produção de água.
Jaime Siunte apresentou ainda projeto que obriga a identificação da fiação aérea em postes de uso compartilhado por meio de cores, por empresas prestadoras de serviços de telefonia, comunicação, internet, TV a cabo, transmissão de dados e outros serviços públicos ou de interesse coletivo. A proposta visa garantir mais segurança, organização urbana e harmonia visual.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
Requerimentos e indicações
Entre os requerimentos apresentados em 2025, o vereador destacou o pedido para que a Prefeitura interceda junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a fim de emitir parecer sobre a possibilidade de tombamento de uma seringueira (Hevea brasiliensis) centenária, localizada na Vila Urupês.
Entre as indicações, Jaime Siunte ressaltou a solicitação feita ao prefeito Pedro Ishi (PL) para que determine a avaliação da produção de asfalto ecológico a partir do pó de pneus inservíveis, com o objetivo de reduzir impactos ambientais e promover a sustentabilidade.
O parlamentar também indicou a intensificação da fiscalização no Parque Municipal Max Feffer para coibir a prática de soltar pipas com uso de linha cortante, como cerol e linha chilena.
Emendas
Jaime Siunte conquistou, junto ao deputado estadual André do Prado (PL), recursos destinados ao combate às enchentes em Suzano e ao asfaltamento de ruas da Vila Amorim. As obras já estão em andamento no município.





