O falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, repercutiu no mundo inteiro. Em Mogi das Cruzes, a diretoria do União Futebol Clube fez questão de prestar homenagem ao “Rei do Futebol”. Por meio das redes sociais, o clube mogiano reconheceu a importância de Pelé para a paixão nacional.
“Pelé, você fez do futebol a paixão nacional, o soco virou comemoração, transformou a camisa 10 em sinônimo de craque do time, fez o país do samba virar país do futebol, uma verdadeira paixão nacional, nunca como antes o Brasil ser admirado pelo mundo. Parou uma guerra com a magia de uma majestade, como rei de várias nações. Símbolo de excelência, todos querem ser o Pelé, Pelé da engenharia, Pelé do basquete, Pelé da medicina, Pelé da música… Ser Pelé é ser o melhor! Obrigado, Rei!”.
Vale ressaltar que o União foi fundado em 1913 e, portanto, é uma das equipes mais antigas do país, sendo apenas um ano mais novo que o próprio Santos Futebol Clube, fundado em 1912. Outra curiosidade: em 1915, o Santos FC adotou o pseudônimo de União FC, para poder disputar o Campeonato Santista.
Apaixonado pelo Santos e pelo União, Delmiro Goveia deve ir ao velório de Pelé
O advogado mogiano Delmiro Goveia, atual presidente do Conselho Deliberativo do União Futebol Clube, avalia ir ao velório de Pelé. A cerimônia será realizada na Vila Belmiro, em Santos, a partir de 10 horas de segunda-feira (2).
Presidente do União por várias vezes, Delmiro Goveia é um dos maiores ativistas do futebol em Mogi. Mas a sua paixão pelo esporte vai além do “Diabo”, como é conhecida a equipe mogiana. Isso por que o advogado também é torcedor do Santos de Pelé.
“Uns dizem que sou pelesista, porque quando comecei a despertar para o futebol, o auge era o Santos Futebol Clube. Assisti vários jogos com o Pelé, no Pacaembu, no Morumbi, uma vez no Juventus e outros jogos na Vila Belmiro.”
Ao homenagear Pelé, Delmiro Goveia lembrou ocasiões em que esteve com o Rei.

“Eu tive contato com o Pelé no Centro de Treinamento que leva o nome dele, Rei Pelé, em Santos. Foi uma conversa rápida, e eu sempre o tive como ídolo, como exemplo de esportista. O filho dele (Edinho, goleiro) jogou contra o União na reinauguração do Nogueirão (estádio municipal de Mogi das Cruzes), onde o Edinho estava no gol. Então, eu tenho essas lembranças do Pelé e sempre aplaudi o homem que foi, o esportista que foi, e em Mogi existem várias pessoas que têm ligação com o Pelé. Nós do União tivemos um jogador, o Roma, que depois defendeu o Santos na Vila Belmiro, o Romanacci.”
Ele concluiu lembrando que também é sócio do Santos Futebol Clube.



