Nos dias 16 e 17 de junho, o CSI (Centro de Saúde Infantil) de Itaquaquecetuba inovou mais uma vez, em busca do aperfeiçoamento da sua equipe e serviços oferecidos. A unidade, administrada pelo INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde), convidou os seus colaboradores da farmácia e do almoxarifado para participaram de um treinamento sobre gestão de estoque. A atividade, que teve clima junino, incluiu uma dinâmica de perguntas e respostas no formato de “pescaria”, além de uma apresentação teórica sobre as principais práticas de controle e organização dos materiais hospitalares.
A atividade teve como objetivo reforçar conceitos fundamentais para o bom funcionamento da unidade, destacando que a gestão de estoque é um conjunto de práticas que permite controlar, organizar e monitorar os produtos armazenados, assegurando que estejam disponíveis, dentro do prazo de validade, corretamente acondicionados, além de contribuir para a redução de desperdícios e a garantia da disponibilidade de medicamentos e insumos essenciais.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam sobre as principais ferramentas de monitoramento de estoque, além da apresentação do método FEFO; essencial para evitar perdas por vencimento, especialmente no controle de medicamentos.
Para entrar no clima do São João e deixar o aprendizado mais dinâmico, foi realizada uma pescaria junina, na qual cada colaborador sorteava uma pergunta sobre os temas abordados. As respostas corretas garantiam brindes típicos, como paçoca, pipoca e doce de leite, incentivando o engajamento dos participantes.
Para a farmacêutica Jodeane Sena, que participou do treinamento, a iniciativa foi fundamental para aprimorar a rotina de trabalho.
“O treinamento sobre gestão de estoque foi incrivelmente útil e bem estruturado. Com ele, eu consegui entender melhor como otimizar o controle de estoque, reduzir desperdícios e garantir que os materiais e medicamentos certos estejam disponíveis quando necessários”, destacou.




