Transformação digital: uso de ferramentas do Google na Educação em Guararema

As ferramentas tecnológicas utilizadas pela rede municipal de ensino de Guararema vêm sendo destaque em meio à pandemia da Covid-19 e à necessidade da realização das aulas remotas.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Professores e gestores da Rede Municipal de Ensino receberam treinamento pedagógico

Da Redação / Foto: Divulgação

As ferramentas tecnológicas utilizadas pela rede municipal de ensino de Guararema vêm sendo destaque em meio à pandemia da Covid-19 e à necessidade da realização das aulas remotas.

Professores e gestores da rede receberam treinamento pedagógico para aprimoramento do uso das soluções tecnológicas em seu dia a dia. O curso, que teve início em abril, seguirá até a próxima quarta-feira (12) e acontece pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação, outra novidade na rede, pois as aulas ficarão gravadas para consultas, ampliando os recursos de aprendizagem.

Os temas abordados são: Google Classroom, Google Meet, Google Forms, com foco em construção de trilhas de aprendizagem, e Google Apresentações, com foco em criação de narrativas, histórias. Também será explorado o uso do Google Drive, Google Documentos, Google Desenhos, do Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, e é parte da família G Suite For Education.

Este conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google é adaptado para escolas e foram adotados oficialmente pela municipalidade, para garantir a qualidade do Ensino nas modalidades híbrida ou remota.

As ferramentas digitais na educação são consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, auxiliam os gestores, professores e os alunos, contribuindo com um maior repertório de possibilidades de atividades e interações, ampliando os limites da sala de aula e os espaços escolares.

“A disponibilidade das ferramentas digitais possibilitam uma ressignificação do Acompanhamento Pedagógico. Fica evidente que estes recursos tornam o processo mais dinâmico, eficiente e inovador”, ressalta Elisabete Tavares, diretora da Escola Municipal Claudia Marina Nogueira.

“Trabalhar com este novo modelo de ensino, preconizado há anos, mas que caminhava a passos lentos na Educação Brasileira, foi como embarcar em um trem com a composição em movimento. Temos aprendido muito e o curso oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, baseado nas ferramentas e extensões do Google, tem sido de grande valia e feito muita diferença no processo de ensino vivido por todos nós nesse período de pandemia”, declara Valéria Lima da Silva, professora da Escola Municipal Dom Alberto Johnnes Steeger.

As famílias das crianças da rede municipal também ganham com a inovação, compreendendo quais tecnologias estão sendo usadas e o porquê, gerando oportunidades para uma comunicação mais significativa e construtiva com os professores e a escola.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade