Instalados desde o início do mês pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, totens de segurança devem começar a funcionar logo na primeira semana de fevereiro. Os novos equipamentos foram implantados em 10 pontos da cidade, com o objetivo de manter a população em contato direto com a Guarda Civil Municipal.
Os totens possuem uma câmera de monitoramento com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. Além de estar ligado diretamente com a Central de Monitoramento da prefeitura, o equipamento também possui um interfone conectado diretamente com a Ciemp, em que os moradores poderão fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências.
A equipe da GAZETA esteve em dois principais pontos da cidade em que os totens foram instalados para saber dos moradores como o novo equipamento poderá beneficiar os munícipes.
Para os comerciantes do centro da cidade, a novidade virá em boa hora, já que as lojas da Praça 1º de Setembro durante muitos anos têm sido alvo de furtos, como explica o vendedor Luiz Siqueira.
“A gente corre bastante risco de assalto. Inclusive, alguns amigos meus já reclamaram de invadirem as lojas pelos telhados, e não foi uma vez, foram várias. Então, eu creio que com o totem vai melhorar bastante”, explicou o comerciante.
De acordo com Magno Rodrigues, os totens irão ajudar bastante os trabalhadores a se sentirem mais seguros:
“Se a gente tiver uma conexão direta com eles, e atenderem o nosso chamado, vai ajudar bastante.”
Para o comerciante José Silva, morador do bairro Vila Paulista, os totens já têm mostrado resultados positivos para o bairro.
“Do segundo jogo da Copa do Mundo para cá está excelente. Antes a gente não dormia por conta do barulho, o totem é novo, mas já tem intimidado as pessoas e acabado com o som alto. Antes do equipamento, todo final de semana tinha bagunça aqui, e agora melhorou quase que 100%”, concluiu.






