Nesta quinta-feira (26), a rivalidade entre os dois maiores clubes de futebol da capital espanhola, Real Madrid e Atlético de Madrid, ganhou mais um triste capítulo e, mais uma vez, envolvendo o craque brasileiro Vinicius Junior. Na data, em que ocorrerá um clássico valido pelas quartas de final da Copa do Rei, uma ponte na cidade amanheceu com um boneco, vestido com a camiseta do atacante, enforcado acompanhado de um faixa escrito “Madrid odeia o Real”.

A frase é um dos lemas da torcida organizada do Atlético, que tem eleito Vini como principal alvo de ofensas dentre os jogadores do rival. Em setembro de 2022, torcedores criminosos foram flagrados proferindo indiscriminadamente cânticos racistas, em que chamavam o atacante de macaco.
Em notas, ambos os clubes, além da La Liga, liga espanhola, se posicionaram contra o racismo e a violência com que o brasileiro tem sido tratado nos últimos tempos. Confira as notas na íntegra:
Atlético de Madrid:
“Fatos assim são absolutamente repugnantes e inadmissíveis e constrangem a sociedade. A nossa condenação de qualquer ato que atente contra a dignidade de pessoas ou instituições é contundente e categórica.
A rivalidade entre os dois clubes é máxima, mas também o respeito. Nenhum indivíduo, quaisquer que sejam suas intenções ou cores, pode manchar a convivência entre diferentes torcidas. É responsabilidade de todos evitá-lo.
Desconhecemos o autor ou autores desse ato desprezível, mas o anonimato não isenta sua responsabilidade. Esperamos que as autoridades possam esclarecer o ocorrido e que a justiça ajude a banir esse tipo de comportamento.”
Real Madrid:
“O Real Madrid C.F. agradece o apoio e as manifestações de carinho recebidas após o lamentável e repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius.
Manifestamos a nossa mais firme condenação a acontecimentos que atentam contra os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas, e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam.
Estas agressões como as que sofre agora o nosso jogador, ou as que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar numa sociedade como a nossa.
O Real Madrid está confiante de que expurguem todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível.”
La Liga:
“Condenamos energicamente os atos de ódio contra Vinicius Junior. A intolerância e a violência não cabem no futebol. Como em ocasiões anteriores, La Liga vai exigir a investigação dos responsáveis, solicitando as sanções penais mais severas”



