domingo, 1 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Todas as escolas municipais de Itaquá têm acesso à internet

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal, no qual as escolas municipais são contempladas com acesso à internet.
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A cidade aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada do Governo Federal

Da Redação / Foto: Milena Matos | PMI

A Prefeitura de Itaquá, por meio da Secretaria de Educação Ciência, Tecnologia e Inovação, aderiu ao Programa de Inovação Educação Conectada, do Governo Federal, no qual as escolas municipais são contempladas com acesso à internet.

O programa fomenta ações para auxiliar e preparar o ambiente escolar para receber a conexão de internet, destinar aos professores a possibilidade de conhecerem novos conteúdos educacionais e proporcionar aos estudantes o contato com as novas tecnologias educacionais.

“O acesso à internet é primordial ao trabalho pedagógico dos professores para que elaborem suas aulas e pesquisas, se atualizem constantemente e para que os estudantes possam ampliar seus conhecimentos”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa.

A verba do projeto deve ser recorrente para a melhoria da qualidade da internet e dos equipamentos de repetição de internet das escolas. A implantação e a instalação foram realizadas pelos técnicos de informática e, atualmente, 100% das escolas municipais possuem internet banda larga ou fibra óptica. 

“O Plano de Aplicação Financeira se iniciou em 2019 e o pagamento em 2020. A verba total para este ano foi de R$ 234.116,00 e 70 escolas de ensino infantil e ensino fundamental foram contempladas”, explicou o diretor de Departamento de Apoio Tecnológico da Semecti, Juliano Santos. O programa federal não abrange as subvencionadas, mas elas também possuem acesso à internet.

As equipes gestoras das unidades escolares receberam formação sobre a implementação do programa e a forma de como aplicar os recursos financeiros destinados ao atendimento para contratação de serviços de acesso à internet e de infraestrutura para distribuição do sinal, além de aquisição de dispositivos eletrônicos e/ou recursos educacionais digitais ou suas licenças.

“A melhoria de infraestrutura se faz necessária. A aquisição de materiais e equipamentos são essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho do professor, proporcionando, assim, um ensino de qualidade aos estudantes”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues (PP).

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
1 Avaliação
  • Saulo Araujo says:

    Atenção Câmara! Fiscalização massiva na implantação e funcionamento desse projeto, que é importantíssimo. Agora é buscar mais recurso ou ver se tem como aplicar um pouco dessa verba do projeto num ponto de acesso na ÚNICA biblioteca publica do município. Pois com a epidemia, o governador João Doria (aquele que comprou a vacina contra COVID pro Brasil todo e tentou vender a FURP!?), aproveitou para acabar com o ACESSA SÃO PAULO (que não gera receita!), instalando posto de treinamento do DETRAN (Um dos orgãos públicos mais escandalosos de São Paulo, mas que gera muita receita) no seu lugar, deixando o municipe sem um posto público de acesso a internet. Outra opção é aproveitar a estrutura das escolas e criar horarios de acesso para população.

    Responder

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -