sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Téo Cusatis: liderança e resultados na Mogi que se reinventa

Vice-prefeito de Mara Bertaiolli, Téo Cusatis revela como a gestão tem gerado resultados concretos para Mogi
Da Redação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Mogi das Cruzes celebra 465 anos com a cidade em plena transformação. Ao lado da prefeita Mara Bertaiolli (PL), o vice-prefeito Téo Cusatis (PL) detalha à GAZETA os primeiros resultados da gestão, projetos estratégicos e ações que garantem eficiência, transparência e desenvolvimento. Da saúde ao saneamento, ele mostra como a união de esforços coloca Mogi de volta no caminho do crescimento.

GAZETA: Téo, o seu papel é muitas vezes visto como institucional. No seu caso, qual é a principal função política e administrativa que exerce dentro da gestão Mara Bertaiolli?

Téo Cusatis: Essa é uma gestão compartilhada em que as decisões são tomadas em conjunto. A minha função é ser vice-prefeito e auxiliar a administração no que for necessário. No início do ano, foi publicado um decreto, assinado pela prefeita Mara, que criou o Comitê Gestor de Crise Financeira. Negociamos mais de 100 contratos, resultando numa economia de R$ 48,95 milhões, logo nos 100 primeiros dias de governo. Essas medidas abrangeram a redução de custos com recursos humanos e otimização de despesas em diversas áreas.

Hoje, esse grupo continua trabalhando como um Comitê de Gestão para manter as finanças em dia, acompanhar os gastos e buscar o equilíbrio financeiro da Prefeitura, além de acompanhar os serviços prestados. Não é segredo para ninguém que pegamos uma Prefeitura absolutamente destruída economicamente, com dívidas e serviços paralisados. Tudo é acompanhado pela prefeita, que tem sido incansável no trabalho diário na Prefeitura. Montamos uma equipe coesa, fiel e que se dedica, dia a dia, a fazer o melhor. Não há separações. Há a união por uma Mogi cada vez melhor e com resultados para as pessoas.

GAZETA: Mas como isso é possível em tão pouco tempo?

Téo Cusatis: Com integração e gestão. Entre as estratégias para diminuir as filas, por exemplo, destacam-se os mutirões de consultas, exames e cirurgias, como o de mamografia, que já realizou mais de 7,5 mil exames, com apoio da Carreta de Mamografia, e a agora tem tempo médio de agendamento para até 30 dias. Já a ultrassonografia itinerante fez 5,3 mil exames em 18 bairros e distritos, e o Mutirão de Psicologia foi responsável pelo atendimento de toda a demanda reprimida de 5.380 pacientes registrada em janeiro. No Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no Rodeio, o Mutirão de Especialidades oferta 4 mil consultas em endocrinologia, dermatologia e urologia.

O balanço de atendimentos de janeiro a junho de 2025, comparado com o mesmo período de 2024, comprova os números positivos. Na Atenção Primária, as consultas tiveram aumento de 75,27%, passando de 166.886 em 2024 para 292.493 em 2025, e os exames apresentaram alta de 49,96%, de 62.298 para 93.423. As consultas especializadas cresceram 51,71%, de 47.006 para 71.315.

Além disso, quatro postos de saúde passaram a oferecer horário estendido, até às 19 horas; houve ampliação de exames em parceria com o Sepaco; as UPAs do Oropó, Jundiapeba e Rodeio estão sendo reformadas; e a frota do SAMU foi renovada com veículos zero quilômetro.
Ainda temos muito a fazer, mas seguimos com o firme propósito de melhorar a qualidade de vida do mogiano em todas as áreas. Falo da saúde porque essa é uma preocupação muito grande e constante. Mas as ações se multiplicam em vários setores, como a zeladoria da cidade, pavimentação, iluminação e muitas outras pulverizadas por toda a cidade.

GAZETA: Quais são, na sua visão, as três grandes marcas que a gestão Mara Bertaiolli deve deixar até 2028?

Téo Cusatis: Mogi voltará a ser uma cidade grande, respeitada, transparente e, principalmente, com credibilidade. 

GAZETA: Como vice-prefeito, o senhor mantém diálogo direto com secretários de Estado e deputados. Qual tem sido a principal conquista dessa articulação até agora?

Téo Cusatis: Esse diálogo começou, ainda no período de transição, quando a prefeita Mara e eu estivemos com o governador Tarcísio, para colocar Mogi das Cruzes novamente na rota do Governo do Estado. Desde então, já tivemos grandes resultados, como a vinda do governador, de secretários de Estado, e por consequência a conquista de investimentos que mudarão a história de Mogi, como o anúncio de R$ 260 milhões para o saneamento básico, com custo zero para a cidade e ganhos históricos em preservação ambiental.

Contamos com deputados estaduais, como o Marcos Damasio e o André do Prado, e o federal Marcio Alvino.

Já conseguimos, por exemplo, convênio com o Governo do Estado para o custeio da Maternidade, de diversos serviços da saúde, da assistência social, emendas federais para a construção de novas unidades, saneamento básico, enfim… Esse trabalho continua e vamos continuar buscando recursos, serviços e programas onde for necessário para melhor a qualidade de vida dos nossos moradores e fazer com que Mogi volte a ter um desenvolvimento compatível com as necessidades da população.

GAZETA: O senhor também coordena o Comitê Gestor de Crise Financeira, tendo alcançado resultados que lhe credenciam como “símbolo da virada fiscal em Mogi”. Quais resultados vão além da questão da economia gerada com esse trabalho?

Téo Cusatis: Esse, na verdade, é um trabalho contínuo. Toda administração séria, transparente, que trabalha dentro da legalidade, tem por obrigação acompanhar muito de perto, desde a licitação, até os contratos e, principalmente, o cumprimento dos serviços contratados.

A prefeita Mara manteve esse grupo e todos os dias, às 8h30, nos reunimos para discutir, apresentar soluções, verificar o melhor caminho, buscar a modernidade e a transparência que uma cidade como Mogi das Cruzes precisa ter. Nada é feito de forma amadora, despreparada ou sem planejamento.

GAZETA: O seu nome já foi cogitado para a sucessão da prefeita. Isso está no seu horizonte político?

Téo Cusatis: Sou vice-prefeito da Mara Bertaiolli e tenho muito orgulho disso.

 

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -