Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tdah… feriado… tenho dicas de 3 atividades para realizar com sua criança

Atividades para o feriado
Foto: Divulgação

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Estas dicas são para todas as crianças, independente de transtorno ou não, pois são brincadeiras e atividades prazerosas para toda e qualquer idade. Mas a gente sabe que os desafios para pessoas com diagnóstico de TDAH são diversos e não são fáceis, porém com alguns cuidados é possível tornar estes dias menos estressantes.

Importante, toda e qualquer atividade que for realizar com sua criança deve ser combinada e partilhada com ela antes. Ao conversar, peça de forma carinhosa para olhar para você. Nós adultos precisamos de previsibilidade para muitos assuntos de nossa rotina e a criança não é diferente, de modo particular para as que possuem algum transtorno é ainda mais necessário, pois a ansiedade pode ser mais acentuada, então diminuir esta ansiedade por meio de combinados fará muito bem.

Combine os horários, o que, como e onde farão (neste caso reserve 2 opções de local para o caso de um lugar estar fechado ou muito cheio, explique claramente esta possibilidade). Durante as atividades mantenha sua criança informada, dando a ela a noção do tempo. 

Agora sim, confira abaixo 3 dicas de atividades bem bacanas para realizar com sua criança e consequentemente desenvolver habilidades necessárias para a vida.

Dica número 1 – “Vida que gera vida”

Nesta atividade sua criança desenvolverá o respeito pela natureza e meio ambiente, vai aprender o ciclo da vida, é uma atividade calmante que desenvolve o controle inibitório por meio do cuidado, observação e espera das etapas. Sentirá a utilidade de suas ações.

Selecione alguns potes, pode ser de manteiga, sorvete ou comprado em floricultura

Retire sementes, raízes, mudas do que desejar cultivar. Por exemplo sementes do tomate, grãos de feijão, raiz de temperos como salsa, cebolinha, coentro, hortelã, etc 

São plantas que crescem rápido e permitirão, em breve tempo, a utilização no preparo de algum prato (tomate, feijão, temperos) ou suco (hortelã, tomate) para a refeição.

Separe uma quantidade de terra para os potes e deixe a criança fazer a distribuição, sentir a textura, oriente na quantidade. Em seguida, oriente na distribuição das plantas e ervas que separou. Enquanto faz esta atividade, explique que há um tempo para que a planta apareça e ela precisa de alimentos como o sol, água, terra e cuidados diários para crescer. 

Coloque um lembrete com o horário diário para regar os vasos e lembre-se de perguntar se conseguiu fazer. Pode deixar a atividade mais prazerosa se adicionar um fundo musical alegre e calmo.

Dica número 2 – “Liberando energia de forma saudável e natural”

Leve sua criança em um parque que tenha escorrega, trepa-trepa, gangorra, balanços, tanque de areia.

Nesta atividade você estará contribuindo para socialização, pois em brinquedos como gangorra, ela precisará de um parceiro para brincar. Acontecerá a liberação saudável da energia, desenvolverá coordenação motora, o controle inibitório por meio da espera, do respeito pelas filas no escorrega, etc

Dica número 3 – “Onde está o tesouro”

Uma caça ao tesouro ao ar livre é muito legal, registre os sorrisos. 

Pode ser no espaço externo do condomínio, no parque, na praça, enfim… o lugar que for bom para os dois.

Comece explorando o lugar, selecione com a criança pedrinhas de cores e tamanhos diferentes, gravetos, folhas, flores coloridas, tudo que achar bacana. Combine com ela para que feche os olhos e conte, por exemplo até 10 ou cante uma música enquanto você esconde os tesouros.

Libere a criança para encontrar tudo que escondeu dando a ela direcionamento de onde estão. Para isso use comandos como: quente, frio, morno, direita, esquerda, giro de 180 graus, giro de 90 graus, pra cima, pra baixo, pra frente, pra trás, etc. 

Nesta atividade sua criança desenvolverá o gosto pela exploração, atenção aos comandos, lateralidade, coordenação motora, vai também aprimorar a audição, visão, foco. E além de conectá-la com a natureza vai liberar a energia de forma saudável e feliz.

Gostou das dicas? Precisa de atendimento? Tem dúvidas? Me mande uma mensagem e vamos conversar

Desejo que seu feriado seja feliz e agradável!

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Uma resposta

  1. Excelente dicas, parabéns pelo conteúdo é muito bom ou melhor, ótimo quando lermos algum q nós edifica 🙌🩵 obrigada Dri vc faz a diferença 🙏🥰😘

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colaboradora na Gazeta Regional com textos informativos, dicas e sugestões sobre o neuro desenvolvimento. Formada em Pedagogia pela UBC, é especialista em Neuropsicopedagogia, Intervenção ABA para TEA, Educação Especial, Terapia Cognitiva Comportamental. Atende crianças e adolescentes com ou sem diagnóstico de transtorno. Palestrante. Contista com participação em podcast, poetisa com textos publicados em 6 antologias, pesquisadora na Revista Internacional The Bard.

Reportagens - 3
Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade