A pesquisa do Ipec, divulgada nesta segunda-feira (15), sobre as intenções de voto para o governo estadual nas eleições deste ano demonstra, junto da consolidação do ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), na liderança, a aproximação do atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), das primeiras colocações, aumentando suas chances de participar de um possível segundo turno.
De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 12 e 14 deste mês, Haddad, com 29% das menções no cenário estimulado (onde são apresentados os nomes dos candidatos), inicia o período oficial de campanha com 17 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que tem 12% das menções. Garcia aparece logo atrás com 9%.
O atual governador tem demonstrado o maior potencial de crescimento desde a pré-campanha, tendo iniciado a corrida eleitoral com cerca de 2% em algumas pesquisas. Como a margem de erro do estudo é de 3%, a situação do atual mandatário e do candidato bolsonarista é considerada empate técnico.
Considerando todas as pesquisas realizadas neste ciclo eleitoral no estado de São Paulo, analistas vêem como muito difícil que o petista não esteja presente num eventual segundo turno, ou seja, a principal disputa no estado se dá nesta segunda vaga.