Com quase 7 mil moradores na região, o bairro tem característica simplista e rural
Da Redação / Foto: Bruno Arib
Em referência ao aniversário de 461 anos de Mogi das Cruzes, a GAZETA esteve no distrito de Taiaçupeba para conferir o que está sendo feito pela nova gestão da cidade. Dionísio José Mancio dos Santos Souza, 39 anos, chefe de Divisão da prefeitura e atual https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrador regional do distrito, conversou com a reportagem e contou como é executada a manutenção geral do bairro.

Taiaçupeba, cujo nome se deu pela existência de porcos selvagens que habitavam aquela área e eram assim chamados pelos índios – Tai (dentes), assu (grande), peba (branco) –, tem característica simplista e rural e, de acordo com Souza, há naquela região produção de cogumelos, hortaliças, orquídeas e alguns produtores remanescentes de eucalipto.
Ainda de acordo com o https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrador regional, Taiaçupeba também possui uma das melhores pizzas de Mogi e comércio bem ativo. “O acesso ao Parque das Neblinas é por Taiaçupeba”, acrescentou. E lá vivem cerca de sete mil habitantes, “sendo praticamente 50% em perímetro urbano e 50% rural”, comentou Souza.
Criado em 31 de dezembro de 1927, portanto há 93 anos, Taiaçupeba tem uma área total de 94.617 km² e se parece bastante com cidadezinhas do interior de São Paulo. E a https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração regional cuida da manutenção geral do distrito, tendo responsabilidade de zeladoria, composto por diversos serviços à população local.
“Manutenção de praças e jardins; poda de árvores; limpeza de valetas e córregos; roçada de estradas; manutenção e conservação das estradas; e instalação de galeria. No âmbito https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrativo, prestarmos serviços de 2ª via de conta de água, conta de energia, IPTU e abertura de MEI”, informou Souza.
Sobre o que a gestão Caio Cunha (PODE), que está à frente de Mogi há nove meses, tem feito em Taiaçupeba, Souza disse que ele recebe as demandas do distrito e encaminha aos setores responsáveis da prefeitura, nas diversas áreas: saúde, educação, esporte etc. E que o atual prefeito “teve um diálogo aberto com a comunidade em reunião no Salão Paroquial, onde surgiram apontamentos como ampliação da Escola Municipal, ambulância UTI 24 horas para atendimento da região, estação de tratamento de esgoto e transporte coletivo via Jundiapeba.”
Questionado sobre o que os moradores de Taiaçupeba podem esperar para os próximos anos, Souza respondeu: “Esperamos uma fase melhor, pois passamos momentos difíceis, como em todos os lugares, em função da pandemia e as restrições físicas. Com a vacinação muito avançada, esperamos poder retornar aos objetivos.”
SAT atende 300 crianças e adolescentes e Sabesp auxilia com recursos financeiros

No Distrito de Taiaçupeba existe uma organização sem fins lucrativos que proporciona bem-feitorias à população local e dos arredores, mas ainda é pouco conhecida dos mogianos: a SAT (Sociedade Amigos de Taiaçupeba ou Sociedade Ambiental de Taiaçupeba, como também é conhecida). Quem a preside é a artesã Luciane da Silva Vieira, de 44 anos, moradora do distrito.
A SAT já existe há 60 anos e ocupa atualmente um espaço desativado pela Sabesp, o qual foi cedido pela própria empresa, como explica Luciane: “Nós temos um contrato de parceria com a Sabesp, e a gente utiliza o espaço para fazer acontecer os nossos projetos sociais”. “Eles cedem o espaço e também nos ajudam financeiramente com um valor para mantermos toda a estrutura, que é bem grande”, complementa a presidente da associação. O valor doado esse ano pela Sabesp foi de R$ 100 mil.
Na SAT há diversas atividades sociais para todos os públicos. “Esportes, cultura, lazer, arte, educação, a gente traz cursos profissionalizantes em parceria com o Crescer (cursos de iniciação profissional promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), com o Sindicato Rural de Mogi; a gente tenta trazer para a comunidade tudo o que está ao nosso alcance”, informa Luciane.
A entidade assistencial se faz útil e importante para os moradores de Taiaçupeba sobretudo pela distância entre o distrito e a área urbana de Mogi. “Por estarmos localizados em uma área rural, é difícil o deslocamento daqui até o centro da cidade”, relata a artesã.
“Aqui temos parcerias com os professores, que também são voluntários, e, então, todo mundo tem acesso ao esporte”, diz Luciane, citando os treinamentos de taekwondo e muay thai, como exemplo.
Mas o trabalho principal da SAT é com foco na questão ambiental, segundo Luciane. “Porque estamos localizados numa área de mananciais, porque nossa área está sendo bastante degradada no decorrer dos anos; então, a gente faz essa educação ambiental. E plantamos mudas nativas para vendermos e gerar renda para a própria associação.”
A SAT será reaberta em setembro – ficou fechada devido à pandemia – e atende atualmente pouco mais de 300 pessoas: crianças, jovens e adultos. Quem quiser conhecer e saber mais sobre a SAT e seus trabalhos sociais e voluntários pode acessar os seus canais de comunicação: Instagram é @radiocaramelotaia; Facebook é SAT; e o YouTube é Rádio Caramelo Taiá, além do telefone, que é o (11) 4724-4248.






De fato o nosso Distrito de Taiaçúpeba,só tem definhando em um retrocesso gigantesco,perdemos o cartório do distrito ou seja foi retirado do distrito o cartório de Taiacupeba, o posto de combustível, estão tentando retirar a base da Polícia militar e não tem mas festas a muitos anos,não se fala mas em duas das crianças por aqui,a saúde está precária e não temos sequer médicos ,nosso posto de saúde que abre apenas as 08:00 e fecha às 17:00 horas e depois disso focamos a sorte do descaso pela administração Pública lastimável, nossas estradas todas esburacadas, sem transporte público,pelo o entorno do distrito, nossas crianças que moram a 2 quilômetros sem transporte escolar correndo risco de acidente ,enfrentando chuva sol ,animais peçonhentos com já foi reclamado a falta de transporte escolar das nossas crianças, um verdadeira lástima,
SEMPRE VAMOS DEBATER ESSE DESCASO E FALTA DE GESTÃO PUBLICA POR CONTA DA MÁ ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Pss: Marcos Araujo líder comunitário,Mogi das Cruzes-SP