Profissionais do Ano 2025 em Suzano: conheça os representantes do Legislativo que serão homenageados

Entre os 36 homenageados da solenidade, dois são servidores da Câmara Municipal
Servidores e vereadores de Suzano serão homenageados na sessão solene Profissionais do Ano 2025
O evento será realizado em 5 de dezembro no Plenário da Câmara | Foto: Divulgação – CMS

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A Câmara de Suzano realizará, no dia 5 de dezembro, às 18 horas, a sessão solene dos “Profissionais do Ano de 2025”, no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”. Entre os 36 homenageados desta edição, dois representam o Legislativo municipal.

A “Servidora do Legislativo do Ano” é Danielle Itimura, encarregada da equipe do Cerimonial da Câmara desde 2019. Formada em Administração e pós-graduada em Gestão Pública, ela iniciou sua atuação na Casa de Leis em 2018.

Danielle destaca que seu trabalho busca transformar cada solenidade realizada pelo Legislativo em um momento significativo para os homenageados. “Sou apaixonada por histórias reais e acredito que o brilho de um dia especial pode mudar a vida de alguém. É isso que me motiva a seguir fazendo meu trabalho com o coração”, afirma.

“Mais do que títulos ou conquistas, eu me orgulho de seguir meus valores: justiça, igualdade e respeito”, completou.

>> Faça parte do nosso grupo no WhatsApp – clique aqui.

Legislador do Ano

O título de “Legislador do Ano” será entregue ao vereador Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG, atualmente em seu segundo mandato e eleito com 2.459 votos.

A causa animal é sua principal bandeira, mas o parlamentar também atua em demandas comunitárias e no desenvolvimento local. “As indicações e requerimentos que faço são resultado direto do diálogo com a comunidade e da identificação de demandas urgentes nos bairros”, explica.

Neste ano, Marcel da ONG conquistou uma emenda parlamentar de R$ 100 mil do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), destinada à castração de animais. “Este recurso foi fundamental e fiz questão de acompanhar de perto a sua aplicação”, disse. Em seu primeiro mandato, também obteve duas emendas de R$ 100 mil cada: uma do delegado Bruno Lima e outra de Estevam Galvão, ambas voltadas a políticas de proteção animal.

O vereador cita, entre suas legislações mais recentes, a lei 5.652/2025, que incluiu a Corrida das Águas no calendário oficial do município, a ser realizada anualmente em 9 de julho. No ano anterior, entraram em vigor duas de suas leis: a lei municipal 5.547/2024, que tornou obrigatório o Registro Geral do Animal (RGA) eletrônico e o uso de pingente para cães e gatos; e a lei municipal 5.572/2024, que proibiu o uso de animais vivos como brindes, prêmios, sorteios ou promoções em eventos públicos e privados.

Entre as normas de 2023, Marcel destaca a lei 5.428/2023, que permite a visitação de animais de estimação em hospitais públicos, privados e conveniados ao SUS; e a 5.442/2023, que obriga clínicas veterinárias, consultórios e pet shops a denunciarem indícios de maus-tratos identificados durante atendimentos.

De 2022, consta a criação do “Abril Laranja”, dedicado à prevenção de crueldade contra animais, e a lei que determina que agressores arquem com custos de resgate e tratamento dos animais vítimas. Desde 2021, vigora ainda a lei de sua autoria que proíbe manter animais acorrentados ou confinados de forma prejudicial à saúde e ao bem-estar dos pets.

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *