O prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu na manhã desta terça-feira (18) o coordenador acadêmico do curso de Medicina da Uninove de Guarulhos, Caio César Cardoso, para promover uma parceria que irá contribuir tanto com a formação dos futuros médicos quanto para a melhoria no atendimento de pacientes em Suzano.
No acordo firmado durante encontro no gabinete, os estudantes dos dois anos finais poderão estagiar nas unidades da rede municipal.
A medida começa a valer no ano que vem e, na oportunidade, os alunos poderão realizar os primeiros atendimentos, pedir exames e, posteriormente, discutir com o médico da unidade quais encaminhamentos a serem dados.
O número de universitários que podem realizar esse estágio, chamado de “internato” pelo coordenador da Uninove, será definido mais à frente.
“Posso adiantar que no ano que vem teremos 400 estudantes que poderão participar do internato. Nestes meses que antecedem a chegada deles vamos estruturar essa parceria, mas vislumbro para o ano que vem a vinda dos estudantes para Suzano”, destacou Cardoso.
O coordenador informou que o impacto de imediato é justamente a agilidade no atendimento nas unidades de saúde, porém o efeito dessa cooperação pode ser ainda maior.
“Essa medida também tem a prerrogativa de trazer os alunos para essas cidades e que, no futuro, já formados, depois de passarem por essa experiência do internato, alguns fixem suas atividades profissionais nesses municípios, seja no mercado particular ou por meio do SUS (Sistema Único de Saúde)”, explicou.
A parceria com a universidade não acarretará em custos para a Prefeitura de Suzano e, à parte dos benefícios nos atendimentos e formação dos alunos, os médicos profissionais que auxiliarem os estudantes terão acesso à biblioteca da Uninove e receberão um pagamento ao final do mês pela contribuição com os estágios.





