O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, assinou nesta quarta-feira (28) a ordem de serviço para construção do novo Parque Mirante do Sesc, às margens da avenida Katsutoshi Naito, na região norte da cidade. A iniciativa prevê a revitalização da estrutura da antiga caixa d’água do bairro, conhecida como “Pirâmide do Sesc”, além da criação de uma unidade de preservação ambiental com espaço multiuso à população.
O projeto terá investimento de R$ 1.560.862,43, por meio de subsídios da Companhia Sabesp (Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). A previsão é de que a construção seja concluída até o final do primeiro semestre de 2023.
O anúncio foi feito no Cineteatro Wilma Bentivegna, em cerimônia acompanhada por moradores, representantes de entidades de classe e familiares das pessoas que darão nome às benfeitorias. A Pirâmide do Sesc homenageará o ex-vereador e ex-secretário municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, enquanto o Parque Mirante Sesc fará referência à professora Bianca Nunes, ambas lideranças da cidade com histórico de luta pela revitalização do espaço, que compreende 124 hectares de área, o equivalente a 174 campos de futebol entre o bairro do Sesc e a Várzea do Rio Tietê.
Na oportunidade, Ashiuchi pontuou a importância do projeto enquadrado dentro da legislação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc) e previsto no Plano Diretor da cidade (lei municipal nº 312/2017), com a expectativa de contemplar 85 mil pessoas. De acordo com estudos técnicos, a Pirâmide do Sesc poderá ser mantida na localidade do novo Parque Mirante como um monumento turístico, sendo um símbolo da região que por anos foi abastecida pela antiga caixa d’água.


