A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta que, a partir desta segunda-feira (15), o estado enfrentará a semana mais crítica do período de estiagem, entrando em nível de emergência para queimadas.
De acordo com o órgão, os próximos dias serão marcados por altas temperaturas e índices muito baixos de umidade relativa do ar, especialmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste.
Para coordenar ações de prevenção e resposta, será mobilizado, pela primeira vez em 2025, o Gabinete de Crise do período de estiagem, instalado no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), no Palácio dos Bandeirantes.
Participam do gabinete representantes de diferentes órgãos estaduais e parceiros da Operação SP Sem Fogo, como:
- Corpo de Bombeiros
- Fundação Florestal
- Comando de Aviação da Polícia Militar
- Polícia Rodoviária e Ambiental
- Secretaria de Agricultura
- Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística
- Departamento de Estradas de Rodagem (DER)
“Estamos diante de um cenário de risco que exige muita atenção, união de esforços e respostas rápidas. A presença integrada das instituições permite salvar vidas, proteger o meio ambiente e minimizar os prejuízos causados pela estiagem”, afirmou o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
*Por Agência Brasil
Queimadas em Mogi
Nas últimas semanas, Mogi das Cruzes vem registrando focos de incêndio em áreas de mata. No último domingo (14), dois casos foram controlados por equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil:
- Vila Oliveira: incêndio começou por volta das 12h, próximo a um condomínio.
- Volta Fria: começou por volta das 14h, em terreno próximo a um clube esportivo.
Na última quinta-feira (11), um incêndio de grandes proporções atingiu a região do Jardim Maricá.
A Prefeitura de Mogi das Cruzes reforça que o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193 em casos de fogo, enquanto a Defesa Civil atende pelo número 199.



