Arte, educação, sustentabilidade se convergem e o espaço respira cultura
Por Giovanna Figueiredo / Fotos: Bruno Arib
Está marcada para este sábado (6) a inauguração da nova unidade do Sesc em Mogi das Cruzes. Mas a GAZETA já esteve no novo espaço e vai antecipar uma parte do que vai ter no equipamento cultural e educacional.
A abertura do Sesc Mogi ao público está marcada para começar às 14 horas. O acesso à unidade é grátis e deve ser agendado para qualquer atividade, através do aplicativo “credencial SescSP”. Vale lembrar que, na entrada, além da aferição de temperatura, será exigido o comprovante de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital. Mas, segundo o Sesc, para o primeiro final de semana os agendamentos já estão esgotados.
Vamos aos spoilers? A beleza e organização dos espaços chama a atenção logo de cara. A reportagem foi recebida na unidade pela equipe do Sesc, que promoveu um tour pelo local. Primeiro foram apresentadas as salas de https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração e o espaço de tecnologias e artes.
No espaço de convivência e comedoria, o destaque é a criatividade e a sustentabilidade: holofotes do antigo campo de futebol – que, agora, é uma pista de caminhada -, foram transformados em mesas. A piscina, que pode ser vista por quem passa pela Avenida João XXIII, também ganhou uma nova roupagem, assim como as quadras poliesportivas.
A cultura e a história de Mogi das Cruzes e região estão implícitas nos elementos do Espaço de Brincar e na Sala Curumim.
A cidade está localizada no chamado “cinturão verde” do Estado de São Paulo, que é abundante em espaços naturais e na presença de mananciais que ajudam a melhorar o clima e a qualidade do ar, além de contribuir para a existência de uma rica biodiversidade local.
Pensando no contexto desse território, o Sesc traz para Mogi das Cruzes um dos destaques da sua programação, o CEA (Centro de Educação Ambiental), com cursos, palestras, oficinas e vivências. Organizadas sob dois pilares estruturais, que são Educação Ambiental e Permacultura, o CEA terá três eixos de atuação.
Outro destaque da unidade de Mogi é que a cidade estreia uma parceria entre o MAM (Museu de Arte Moderna) e o Sesc, com a exposição “Ausente Manifesto: ver e imaginar na arte contemporânea”, que pelo pouco que a reportagem pode ver, é forte e surpreendente.
Uma resposta
Que maravilha para nossa Cidade.
Esse SESC possui espaço para teatro e cinema?