Saúde descobre verdadeiro exército de não imunizados na zona rural do município
Por Aristides Barros / Foto: PMMC
A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes revelou cerca de 20 mil pessoas que ainda não receberam sequer a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O contingente de não vacinados está concentrado na zona rural do município, com maior destaque para a região de Jundiapeba, onde existem propriedades agrícolas que ajudam Mogi a ser o “cinturão verde” do Estado de São Paulo.
Não só pela importância econômica, mas muito mais pelo fator saúde, a Secretaria destinou um ônibus para as localidades de “não imunizados” para a aplicação das vacinas, informou a secretária de Saúde, Andréia Godoi, durante audiência pública da Saúde acontecida nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal de Mogi.
Ainda de acordo com a secretária, aproximadamente 15 mil pessoas que tomaram a primeira dose não voltaram para a aplicação da segunda dose. “É muito importante que seja completado o ciclo vacinal, com as duas doses, para as pessoas que já tomaram a primeira dose”, disse a secretária, expondo que assim eles têm reforço duplo contra a manifestação da doença.
Outro dado apontado pela Secretaria de Saúde é que nesse universo de 20 mil não vacinados, um número reduzido de pessoas optou por não tomar a primeira dose do imunizante, talvez levados pelas mesmas ideias de negacionistas – entre eles o próprio presidente Jair Bolsonaro – de não acreditar nos efeitos positivos da imunização.
Independente da vontade de quem queira ou não se proteger contra Covid-19, a Secretaria foi a campo e direcionou dois ônibus para a zona rural para a varredura com o objetivo de buscar as pessoas ainda não vacinadas e imunizá-las.
As equipes levadas em dois ônibus nos bairros bateram de porta em porta com profissionais capacitados para o trabalho. “A ideia é que todos os mogianos sejam vacinados”, voltou a falar a secretária, concluindo que até o final deste ano todas as pessoas da cidade que aceitarem a imunização já estarão vacinadas com a primeira e segunda dose da vacina.