Diante da queda nas temperaturas, a Prefeitura de Poá está intensificando as ações de acolhimento para proteger a população em situação de rua. Coordenada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social e com o apoio da Defesa Civil, a iniciativa oferece abrigo, alimentação, cuidados básicos de higiene e apoio também aos animais de estimação dessas pessoas. O objetivo é garantir segurança, dignidade e proteção imediata durante o período de frio intenso, minimizando os riscos à saúde e à vida dos mais vulneráveis.
“Vamos oferecer cinco refeições, uma cama aconchegante, chocolate quente e banho quente. Estamos ao lado das nossas equipes técnicas nessa linda corrente do bem para salvar vidas”, destacou o prefeito Saulo Souza (PP), que, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Flavia Souza, e do secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Wellington Teixeira, apresentou mais detalhes da operação de inverno, entre eles melhorias no abrigo, como a troca de colchões, roupas de cama e cobertores.
Uma das novidades reforçadas pelo prefeito é a inclusão dos animais de estimação da população em situação de rua no acolhimento emergencial. Para isso foram disponibilizadas casinhas para abrigar os cães, além de ração e outros itens. A medida atende a uma demanda recorrente dos beneficiados, que muitas vezes recusam o abrigo por não quererem se separar de seus companheiros. “A gente sabe que muitas dessas pessoas têm como companhia apenas o seu animalzinho. Garantir que eles também tenham abrigo é um gesto de respeito e humanidade”, afirmou o prefeito.
Contribuição
As ações de abordagem e acolhimento são realizadas por equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que circulam pela cidade em busca de pessoas que ainda não foram incluídas na rede de atendimento. O telefone para solicitação do serviço é o (11) 4639-9227.






