A Saúde de Suzano segue em ritmo acelerado em 2022, com conquistas e avanços inéditos em uma das principais secretarias da https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração pública municipal. Especialmente neste período de retomada das atividades, após praticamente dois anos impactados pela pandemia de Covid-19, a pasta se destaca nos serviços e ações estratégicas da Atenção Básica, com a entrega de novos equipamentos e a contratação de 26 novos médicos.
Logo na primeira quinzena de janeiro, a cidade foi pioneira com a vacinação das crianças contra a Covid-19, sendo o primeiro município da região a iniciar a nova etapa da imunização. Até o momento, neste ano, mais de 292,2 mil aplicações foram registradas em diferentes públicos em Suzano, com especial ênfase na oferta das doses de reforço.
O cuidado à Atenção Básica também foi reforçado com a inauguração da UBS Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta, a custo zero para a cidade. A entrega é a primeira do complexo de três novos equipamentos em Saúde previsto para a região norte, que também deverá contar com a Clínica da Família e a UPA 24 horas, que terá capacidade de realizar cerca de 10,2 atendimentos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria e Ortopedia de forma ininterrupta.
Ainda na Atenção Básica, a UBS Jardim Vitória passa por reformas de acessibilidade, revisão da cobertura, iluminação, drenagem e revestimento. Já na UBS Palmeiras, as obras estiveram focadas no consultório odontológico, garantindo atendimento digno e mais segurança no trabalho dos dentistas da rede. O núcleo de Saúde Bucal ainda recebeu o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na rua Tiradentes, proporcionando um acolhimento ágil e confortável aos usuários.
Outro importante equipamento conquistado em 2022 é o novo laboratório de análises clínicas do município. A unidade anexa à Santa Casa opera em acolhimento às demandas do hospital e do Pronto-Socorro Municipal, executando cerca de 30 mil análises mensais, com aptidão em mais de 50 tipos de exames.
O atendimento na rede básica ainda foi reforçado com a chegada de 26 novos médicos dedicados às áreas de clínica geral, pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, ginecologia, cirurgia geral e um médico veterinário. Além disso, a pasta firmou uma parceria com o curso de Medicina da Uninove de Guarulhos, a fim de viabilizar estágios para os estudantes dos anos finais da graduação e auxiliar no cuidado aos pacientes da rede suzanense.
Entre os projetos de destaque em 2022 estão o “Expresso Mulher”, dedicado ao trabalho orientativo e preventivo junto às mulheres; o “SUS Que Dá Certo”, que homenageia e incentiva profissionais reconhecidos pelo bom desempenho no trabalho; e a “Farmácia Clínica”, que busca auxiliar pacientes com o uso adequado de medicamentos.
A rede ainda registrou a ampliação do “Monitoramento do Cuidado” para todas as unidades de Saúde, garantindo o acompanhamento multidisciplinar de públicos vulneráveis à violência. Inclusive, esta última iniciativa pautou um projeto inscrito no 35º Congresso Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) e vencedor do 11º Prêmio David Capistrano.
Para o secretário de Saúde, Pedro Ishi, as conquistas são motivo de comemoração.
“Para além de títulos e números, nosso objetivo é fazer a diferença na vida de cada cidadão. O resultado disso, consequentemente, está na liquidação da fila de espera por mamografia e no recorde de produção e procedimentos realizados durante o último quadrimestre, por exemplo. Tudo isso nos incentiva a trabalhar ainda mais e acreditar que a Saúde pública funciona.”




Parabéns a todos os envolvidos