Saúde de Suzano promove mutirão para coleta de papanicolau

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado (22) um mutirão para coleta de papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo de útero.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Ação especial ocorre no próximo sábado, dia 22 de maio

Da Redação / Foto: Mauricio Sordilli | Secop Suzano

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado (22) um mutirão para coleta de papanicolau, um dos principais exames para o rastreamento do câncer do colo de útero. A ação especial deverá ocorrer em toda a cidade, em unidades de Saúde específicas, a fim de ampliar a cobertura e oferecer oportunidade às mulheres que deixaram de realizar o exame ginecológico preventivo no último ano. O atendimento será gratuito, bastando a paciente apresentar documento original com foto (RG), comprovante de endereço de Suzano e cartão SUS ou cartão do posto de saúde que faz acompanhamento.

O mutirão será das 8 às 16 horas, com acolhimento em nove unidades específicas localizadas nas três regiões da cidade. O trabalho descentralizado tem o objetivo de garantir às mulheres suzanenses o acesso ao exame, sendo que a paciente deverá comparecer a um dos postos de saúde participantes da ação, na data e no horário previsto.

Na área central, a ação ocorre na UBS (Unidade Básica de Saúde) Prefeito Alberto Nunes Martins – CSII (avenida Paulo Portela, nº 205); na USF (Unidade de Saúde da Família) Vereador Marsal Lopes Rosa (rua Professor Jeremia, nº 456 – Vila Urupês) e na UBS Professor João Olimpio Neto (avenida Getúlio Moreira de Souza, nº 837 – Parque Residencial Casa Branca).

Já na região norte, a coleta do exame estará disponível na UBS Dr. André Cano Garcia (avenida Jaguari, nº 37 – Cidade Boa Vista); na USF Dr.Eduardo Nakamura – Miguel Badra Baixo (rua Mario Bochetti, nº 680 – Miguel Badra) e na UBS Alzira Pereira Mayer (rua Manoel Honorato dos Santos, nº 301 – Jardim Alterópolis).

Na região sul, participam da ação a UBS Tabamarajoara (rua Sebastian Rossel Garcia, 40 – Raffo); a USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva (rua Nicácio da Silva Bastos, nº 75 – Parque Buenos Aires) e a USF Marcelino Maria Rodrigues (rua Antônio Inácio, nº 540 – Jardim Brasil).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a baixa cobertura do exame ginecológico observada no último ano é motivo de atenção. “Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), muitas mulheres deixaram de fazer o exame. O papanicolau é um procedimento simples, mas que salva vidas, uma vez que é capaz de indicar o câncer de colo de útero e possibilitar o tratamento. Essa doença pode acometer 15 a cada 100 mil mulheres, conforme dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), então precisamos ficar de olho”, aconselhou. 

A diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, também destacou a importância do exame preventivo. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza a cobertura de, no mínimo, 80% do público-alvo do papanicolau, que são as mulheres com idades entre 25 e 59 anos. Esse índice de cobertura visa reduzir, em média, de 60% a 90% a incidência do câncer cervical, que muitas vezes não apresenta sintomas, exceto episódios de sangramento irregular ou dor. Essa é uma doença silenciosa, por isso os exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce e no devido tratamento”, disse.

Em caso de dúvidas sobre o preparo do exame, a paciente deve antecipadamente buscar orientação junto à sala de enfermagem da unidade de saúde mais próxima de sua residência. Já a coordenação da Atenção Básica à Saúde atende pelo telefone (11) 4745-2095.   

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade