A Secretaria Municipal de Educação de Santa Isabel promoveu, nesta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria de Cultura, o Sarau Literário com foco na Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A ação integrou as iniciativas voltadas à valorização da diversidade, da igualdade racial e da promoção de uma educação antirracista na rede municipal de ensino.
A programação contou com a exibição de um vídeo institucional que apresentou as ações da Secretaria na área da ERER, evidenciando o compromisso do município com a construção de uma sociedade mais justa e plural.
As apresentações artísticas, conduzidas pelas coordenadoras pedagógicas, encantaram o público com jograis, leitura de contos e declamação de poemas de importantes autores negros, como Conceição Evaristo, Rodrigo França e Solano Trindade, além de interpretações musicais de Martinho da Vila.
O evento também incluiu a contação de histórias dos livros “Bruna e a Galinha d’Angola” e “O Pequeno Príncipe Preto”, reforçando o papel da literatura na valorização da cultura afro-brasileira desde a infância.
>> Entre no nosso grupo do WhatsApp – clique aqui.
O público pôde prestigiar ainda uma apresentação de zine e uma roda de capoeira protagonizada por pais e por uma aluna da Escola Municipal Teiji Kita, participante do programa de inclusão da rede municipal.
Durante o sarau, o Secretário de Arte e Cultura apresentou a história de Santa Isabel sob a perspectiva da diáspora africana, destacando o protagonismo negro na formação cultural e social do município.
Encerrando a programação, as coordenadoras prestigiaram a exposição “Estado Sankofa”, da artista Cynthhia Mariah, que aborda temas como memória, identidade e ancestralidade, reafirmando os princípios da educação antirracista e decolonial que norteiam as ações pedagógicas da rede municipal de Santa Isabel.
A administração municipal reforçou que “Educar para o respeito, a diversidade e a igualdade é construir o futuro que queremos para nossa cidade.”





