sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

São Paulo tem manhã marcada por protestos por moradia

Membros de diferentes ocupações fecharam importantes avenidas da capital; manifestações ocorreram nas zonas Leste e Oeste
Guilherme Alferes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

A capital paulista iniciou a semana com protestos por moradia, em diferentes regiões. A principal delas bloqueou, durante a manhã desta segunda-feira (26), a Marginal Pinheiros, na altura do Cebolão. Também houve movimentações na Avenida Aricanduva, na Zona Leste.

A primeira foi promovida por moradores da Comunidade do Areião. Os participantes, cerca de 100 pessoas, segundo a Polícia Militar, queimaram pneus na via, onde escreveram frases como “queremos moradia, não reintegração”. O grupo também fez barricadas nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, interrompendo parcialmente a circulação de trens.

O tráfego, tanto na avenida, quanto nas linhas de trem, foi normalizado por volta das 7h30. Para tal, equipes do Batalhão de Choque da PM foram acionadas e, utilizando inclusive bombas, dispersou os manifestantes.

De acordo com informações de 11 anos atrás da Prefeitura, há cerca de 1.500 famílias e 2.000 moradores na Favela do Areião. Segundo o portal UOL, a administração municipal se posicionou dizendo que “não há operação de reintegração de posse em curso”, apesar do local onde ela está localizada ser considerado área de risco.

Na Zona Leste, a manifestação foi protagonizada por moradores de duas ocupações, a “Jorge Hereda”, na Cidade Lider, e a “Terra Prometida”, no Jardim Imperador. A primeira tem cerca de 800 famílias; a segunda, 300.

A passeata, que levava dizeres como “Despejo zero já”, “Reapropriação já” e “Jorge Hereda resiste”, afetou a circulação de 16 linhas de ônibus na região. Assim como na Zona Oeste, a situação foi normalizada antes das 8h, também com uso da força por parte da PM.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -