sábado, 21 fev, 2026

- PUBLICIDADE -

Santa Marcelina de Itaquá ‘pede socorro’ e fecha as portas devido a superlotação

Questionada pela GAZETA após documento vazado, secretaria de Saúde admite superlotação, mas não explica falta de insumos
Guilherme Alferes

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Nesta quinta-feira (22), vazou para a imprensa um comunicado emitido pelo hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba solicitando que os órgãos de resgate da região direcionem os pacientes para outras unidades por conta da superlotação. Público e de gestão estadual, o hospital é referência na região para casos de urgência e emergência.

No documento – datado na terça-feira (20) –, ao qual a GAZETA também teve acesso, o “Plantão Administrativo” classifica a unidade como “sem condições de receber novos casos”, ressaltando que as alas de emergência, psiquiatria e berçário estavam com capacidade excedida, além de a equipe de Cirurgia Geral estar incompleta.

Questionada, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) disse, em nota, que este se trata apenas de um dos comunicados que a unidade emite diariamente e, portanto, as informações correspondem apenas ao último dia 20.

“Em relação à equipe de Cirurgia Geral, a unidade conta com três cirurgiões, porém, naquela ocasião, apenas dois cirurgiões estavam atuando no pronto-socorro. Nesta sexta-feira (23), o hospital atua com o corpo médico completo”, diz.

Mesmo reconhecendo a superlotação, a Pasta estadual, no entanto, se contradiz. No documento, que é oficial, consta a frase “ressalvo a falta de espaço físico, equipamentos, régua de gases e macas”, mas, segundo a SES, “a informação sobre falta de insumos não procede.”

Sobre possíveis soluções, a Secretaria diz que, “após avaliação do caso, o hospital encaminhará alguns pacientes para unidades próximas para dar prosseguimento ao tratamento”. Outro ponto que, segundo a Pasta, ajudará a desafogar o Santa Marcelina de Itaquá é a inauguração do Hospital Regional do Alto Tietê, em Suzano, prevista para julho.

Total Views: 0
Compartilhar este artigo
Deixar uma avaliação

Deixar uma avaliação

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- publicidade -

- PUBLICIDADE -