Neste sábado (8) acontece o tradicional Sábado de Aleluia, no distrito de Sabaúna, em Mogi das Cruzes. Festa que passa de geração para geração há mais de 100 anos, segundo moradores. Este é o sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.
A concentração acontece às 9h da manhã na Rua Ramon Maldonado, na Vila Mathias, em frente a igreja Adoração e Vida. O evento é produzido pela SAS (Sociedade Amigos de Sabaúna), e este ano terá apoio da Prefeitura.
De acordo com Marcelo Garcia, um dos organizadores do evento, o trajeto contará com três pontos de hidratação, que percorrerá todo o distrito com chegada no centro do bairro. Os participantes que tomarão as ruas pedindo bala ao malhar judas serão recebidos pela bateria de carnaval, muito conhecida em toda a cidade.

Essa tradição já se perpetua por mais de 100 anos no distrito, e já chegou a ter nas ruas em uma edição 100 judas. Um dos diferenciais da festa é o judas em tamanho gigante, que é uma característica de Sabaúna nos carnavais. Segundo Marcelo, em 2022 foram contabilizadas 300 crianças e aproximadamente 500 pessoas participantes do evento.
Tradição – Cleide Soares antiga moradora do distrito, sempre participou da festa por conta de seu pai. Hoje com 71 anos, continua ajudando a produzir e participa jogando balas para as crianças.

“Desde criança eu participo deste evento, já fazem 71 anos. é uma tradição muito bonita, gosto muito de história, e esse evento faz parte da história de sabaúna”, relatou a moradora.
Para Cleide, é importante que a tradição continue no bairro por muitos anos:
“Essa é a continuação de uma festa folclórica ligada às tradições do distrito, e se depender de mim não irá morrer.”






Malhação de Judas!!!!! Ato de violência contrário ao que Jesus nos ensinou!!!!8