A abertura oficial da Orquídea Fest Poá 2025 aconteceu na manhã desta quinta-feira (23). A festa, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, marca o retorno da tradicional Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais depois de anos sem acontecer. A expectativa é que o evento se consolide como um grande ponto de encontro da cultura, gastronomia e comércio local.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Saulo Souza (PP), que definiu o momento como “o resgate de uma tradição, a celebração pela beleza das orquídeas e o resgate do orgulho de ser poaense”. Segundo ele, a expectativa é que mais de 80 mil pessoas visitem o local e participem da programação.
Durante os quatro dias de festa, o público poderá visitar a exposição, comprar orquídeas e artesanatos, além de explorar a Feira da Indústria e Comércio de Poá, que funcionará das 10 às 18 horas. Os visitantes também poderão aproveitar a praça de alimentação, espaços instagramáveis e diversas atrações para toda a família.
A programação musical começa nesta quinta-feira (23) com o show da cantora Bruna Karla, seguida por Simone Mendes na sexta (24), DJ Alok no sábado (25) e Péricles, que encerra o evento no domingo (26). Para garantir o acesso aos shows, o evento adotará a entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível por pessoa para o setor pista, com doações específicas a cada dia — macarrão (23), arroz (24), feijão (25) e leite (26).
A decoração da Praça de Eventos foi inspirada no tema deste ano, que homenageia a Holanda, reconhecendo a influência de religiosos holandeses na formação histórica e cultural de Poá. Entre eles, o Beato Padre Eustáquio, primeiro pároco da cidade, à frente da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes entre 1935 e 1941. Conhecido como “Missionário da Saúde e da Paz”, ganhou reconhecimento pela dedicação aos enfermos e pelas graças atribuídas à sua intercessão. Sua beatificação foi oficializada pela Igreja Católica em 2006.
Outro nome de destaque é o do Padre Simon Switzar, fundador do Reino da Garotada de Poá, em 1942, instituição que há mais de oito décadas acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Essas conexões históricas reforçam a escolha do tema da edição de 2025, que celebra o intercâmbio cultural, religioso e social entre Poá e a Holanda.
O prefeito Saulo Souza afirmou que o Orquídea Fest “voltou para nunca mais sair”.
“Esse é o nosso compromisso: a cada ano, levar o evento a outro nível, com mais visitantes, expositores e arrecadação. Acreditamos muito no potencial da cidade por meio da realização desses grandes eventos, pois fortalecem a economia local, geram emprego e renda, desenvolvem o turismo e reforçam o amor pela nossa cidade”.
Questionado, o prefeito reforçou que o objetivo da gestão é consolidar um calendário anual de grandes eventos para fortalecer o turismo, sempre sem o uso de recursos públicos.
“Esse é o nosso compromisso. Em todos os nossos grandes eventos, não utilizamos recursos públicos para a contratação de artistas, por exemplo. Contamos com patrocínios da iniciativa privada, além da venda de camarotes e acessos VIP. Assim, conseguimos direcionar o dinheiro público para a saúde, educação e segurança, e ao mesmo tempo fortalecer a geração de emprego, renda e o turismo local”.













