Região receberá 14.920 doses de vacina

Os municípios da região do Alto Tietê receberão nesta semana 14.920 doses da vacina contra a Covid-19. Neste primeiro lote de vacina, o público-alvo são trabalhadores da saúde, porém o quantitativo representa apenas 40% da necessidade dos municípios, tomando como base a campanha da Influenza de 2020.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Primeiro lote será para profissionais da saúde; Veja quantas doses cada município receberá

Da Redação / Foto: Divulgação

Os municípios da região do Alto Tietê receberão nesta semana 14.920 doses da vacina contra a Covid-19. Neste primeiro lote de vacina, o público-alvo são trabalhadores da saúde, porém o quantitativo representa apenas 40% da necessidade dos municípios, tomando como base a campanha da Influenza de 2020.

Nesta primeira remessa, Mogi das Cruzes receberá 5.240 vacinas; o município de Suzano receberá 2.800 doses; em Itaquaquecetuba o quantitativo é de 1.880 doses; Ferraz de Vasconcelos receberá 1.840 imunizantes; em Poá serão 1.440 doses; Arujá receberá 720 doses; os municípios de Santa Isabel, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, receberão menos de 500 doses, totalizando respectivamente 440, 300, 160 e 100 doses da vacina para cada um dos municípios.

No Alto Tietê, a expectativa é de que o imunizante chegue aos municípios entre hoje (19) e amanhã (20), com início imediato da vacinação preferencialmente nos próprios locais de trabalho ou outros prédios públicos estipulados para o grupo de trabalhadores, de acordo com as estratégias montadas por cada secretaria municipal de saúde. Além dos trabalhadores da saúde, o plano nacional de imunização estabelece os idosos que vivem em asilos como grupo prioritário.

Todas essas vacinas deverão ser usadas como primeira dose no grupo a ser imunizado. Em anúncio realizado na noite de ontem (18), o Governo do Estado garantiu que a segunda dose para esse público chegará a tempo de ser aplicada dentro dos 21 dias preconizados para a CoronaVac.

Com o quantitativo de doses insuficiente para o primeiro grupo, o presidente do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) Rodrigo Ashiuchi (PL) falou sobre os desafios para cada município na https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistração das doses.

“Este primeiro lote que os municípios vão receber representa menos da metade da necessidade para imunização dos trabalhadores da saúde e asilados. É muito difícil para os municípios https://portalgazetaregional.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ed440.pngistrarem isso e cada um terá de analisar as suas necessidades, mas entendemos que neste primeiro momento a prioridade são os trabalhadores que estão atuando diretamente na assistência aos pacientes que têm a doença ou suspeitas graves, nos hospitais e unidades de pronto atendimento”, disse.

A coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, explicou que ainda não há previsão do envio de novas remessas de vacina para ampliar a vacinação tanto para os trabalhadores da saúde, como também para os idosos em geral e indígenas.  Por isso, a recomendação é para que a população aguarde as divulgações oficiais das prefeituras e evitem o deslocamento às unidades de saúde.

“A vacina é apenas uma condição para melhorarmos este quadro pandêmico, porém não tem efeito imediato. O trabalho preventivo continua a ser a nossa melhor arma contra a disseminação do vírus, por isso, é fundamental que as pessoas continuem fazendo isolamento social, utilizando máscaras e álcool em gel”, reforçou.

Nesta semana o Governo do Estado lançou a plataforma virtual de pré-cadastro para o público prioritário da campanha de vacinação, o site www.vacinaja.sp.gov.bro que gerou ainda mais expectativa na população ocasionando o congestionamento do site. Apesar de agilizar a campanha em todo o Estado, a coordenadora explica que o acesso e cadastro ao site não é obrigatório.

“O pré-cadastro não é agendamento e não é garantia de vacina. Quem faz parte dos grupos prioritários no decorrer das etapas irá receber a vacina no momento certo”, explicou a coordenadora.

A direção do Condemat continua defendendo a inclusão de profissionais da Educação, Segurança e Assistência Social no grupo prioritário da vacinação.

DOSES PARA O ALTO TIETÊ
MUNICÍPIOQUANTIDADE
Arujá720
Biritiba Mirim160
Ferraz de Vasconcelos1.840
Guararema300
Itaquaquecetuba1.880
Mogi das Cruzes5.240
Poá1.440
Salesópolis100
Santa Isabel440
Suzano2.800
Total14.920

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade