Rede de Saúde pública de Guararema disponibiliza novos exames

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a lista de exames disponibilizados na Rede Pública de Saúde do município e incrementou três novos procedimentos: o Eletroencefalograma, Ecocardiograma e a Espirometria.

Receba as novidades direto no seu smartphone!

Entre no nosso grupo do Whatsapp e fique sempre atualizado.

Foram incrementados os procedimentos Eletroencefalograma, Ecocardiograma e a Espirometria, este último, diretamente relacionado à recuperação pós-Covid-19

Da Redação / Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a lista de exames disponibilizados na Rede Pública de Saúde do município e incrementou três novos procedimentos: o Eletroencefalograma, Ecocardiograma e a Espirometria.

O Eletroencefalograma é um exame que avalia a atividade elétrica do cérebro. O procedimento é rápido, seguro, indolor e não invasivo. Conhecido também como eletroencefalografia ou EEG, ele amplifica os impulsos elétricos cerebrais e os registra de forma gráfica.

Já o Ecocardiograma é um procedimento de ultrassonografia do coração que fornece imagens obtidas através do som. Por meio dessas imagens, o médico especialista pode analisar se o coração está batendo normalmente, e se o fluxo sanguíneo está adequado. Neste primeiro momento, os grupos prioritários para realização deste procedimento são idosos e pacientes em recuperação da Covid-19.

Com o objetivo de mensurar a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar a cada vez que respira, a Espirometria é importante para analisar a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz, processo chamado de análise dos fluxos.

A Espirometria já era realizada em enfermos do ambulatório pós-Covid-19 e agora foi ampliada para pacientes com pedido médico.

“Incrementar a lista de exames realizados pela Secretaria de Saúde de Guararema é algo que buscamos constantemente no nosso município. Sabemos da importância da realização destes procedimentos principalmente no momento pandêmico que vivemos”, explica a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins. “A espirometria, por exemplo, é um exame fundamental para os pacientes pós-Covid, para mensurar como está a capacidade respiratória das pessoas que estão se recuperando”, completa a chefe da Pasta.

Vale ressaltar que tais procedimentos são realizados por meio de pedido médico, no Cesap (Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População).

Compartilhe com Todos!
Facebook
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique Informado!

Siga a Gazeta

Leia Também

Publicidade